O Comitê Olímpico Brasileiro puniu dois atletas brasileiros por atos de indisciplina nos Jogos Olímpicos de Paris. Conforme nota divulgada na manhã deste domingo (28), Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos deixaram a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira.

Avisado pelo chefe da Equipe Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka, o COB optou por punir ambos. Gabriel, que tem vaga no revezamento 4x100m livre, foi só advertido.

Já Ana Carolina teria agido de maneira desrespeitosa e agressiva, contestando a decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação, e, por isso, ela fosse cortada da delegação. Ela tinha vaga para os revezamentos 4x100m livre e o 4x100m medley. 

A Confederação Brasileira dos Desportos Aquáticos convocou uma coletiva às 9h30min (horário de Brasília) para esclarecer as dúvidas sobre as punições.

Confira a nota do COB

"O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu neste sábado, 27, um comunicado do Chefe da Equipe Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka, com a informação de que os nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos cometeram atos de indisciplina.

Com isso, de comum acordo com os membros da Comissão Técnica da modalidade, com o Chefe da Equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira.

Além desse fato, a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação.

Assim, o atleta Gabriel Santos foi punido com a pena de advertência e a atleta Ana Carolina Vieira, com a pena de desligamento da delegação. Ela retornará ao Brasil imediatamente."

Confira a nota do clube Pinheiros 

"O Esporte Clube Pinheiros tomou conhecimento da punição aos atletas Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos, da Natação, e do desligamento da atleta da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris.

O Clube vai aguardar o retorno de Ana ao Brasil para conversar com ela e apurar os fatos com os envolvidos. O Pinheiros segue confiante na participação de seus atletas nos Jogos Olímpicos e em sua contribuição para o esporte brasileiro."