Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizaram um protesto, no final da tarde desta quinta-feira (18), em frente ao Campus A.C. Simões, no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió, para pedir que oito linhas de ônibus voltem a circular dentro da universidade.

Os manifestantes bloquearam um trecho da BR-104,  na frente da instituição. Segurando cartazes e proferindo palavras de ordem eles ficaram parados na via, impedindo à passagem de veículos. O trânsito ficou congestionado.

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e, após negociações com os estudantes, a via foi totalmente liberada por volta das 18h30.

Segundo os estudantes, a retirada dos ônibus afetou os alunos de forma direta e indireta, pois, muitos alunos precisam caminhar para a frente da universidade para pegar o transporte. Eles também apontam que alunos que estudam a noite e precisam se deslocar no horário noturno também foram prejudicados.

Em nota, o DMTT (Departamento Municipal de Transportes e Trânsito) informou que, na última terça-feira (16), recebeu representantes dos estudantes e que ficou definida a ampliação do trajeto da linha 4000 - Circular UFAL. O órgão explicou que, já no dia do encontro, o ônibus passou a sair do campus, seguir até a antiga rotatória da PRF e retornar à universidade para o percurso interno. 

O DMTT  acrescentou que mais um ônibus para a linha 4000 será adicionado, já na segunda-feira (22).

Desde a última segunda (15), oito opções do transporte público deixaram de circular pela instituição. Uma nova linha foi integrada para passar somente na Ufal: a linha 4000 - Circular Ufal. Os estudantes pedem o retorno das oito linhas.