Atualizada às 10h48
O estudante de ciências contábeis e morador do Benedito Bentes, parte alta de Maceió, João Victor, de 22 anos, relata que a linha 901 (Eustáquio Gomes/via Hospital Metropolitano), que ele utiliza, já vem lotada desde o terminal do bairro em que mora, e com a retirada da linha 706 (Eustáquio Gomes/Ponta Verde), a situação deve piorar ainda mais.
“A viagem de 18h já é um sufoco, e agora vai ficar ainda pior. Sem contar os atrasos que a gente já enfrenta devido aos engarrafamentos. Com a integração, a gente vai perder ainda mais tempo,” relata.
A insatisfação veio com a notícia de que sete linhas de ônibus deixarão de circular dentro do campus A.C Simões, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O anúncio foi feito na noite da última quarta-feira (10), pegando a comunidade acadêmica de surpresa.
A decisão, da Prefeitura de Maceió e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), implica no corte de sete linhas de ônibus que circulam no campus e na implantação de uma única linha, a 4000, que contará apenas com um ônibus para atender a todos os alunos.
A medida, tomada sem consulta à comunidade acadêmica e poucos dias após a volta às aulas depois de uma greve que durou cerca de dois meses, gerou uma onda de indignação e preocupação entre os alunos, que temem pela qualidade do transporte, segurança e pelo próprio acesso à educação.
Uma das principais preocupações dos estudantes é a superlotação dos ônibus remanescentes. Com a retirada de sete linhas, a expectativa é que os veículos fiquem ainda mais abarrotados, especialmente nos horários de pico, dificultando o embarque e desembarque.
Para os alunos que residem em bairros distantes e periféricos, o qual não há linhas de ônibus que passam pela Universidade, a situação se torna ainda mais complicada. Aqueles que já enfrentavam longas viagens e ônibus lotados agora terão uma jornada ainda mais difícil com o corte das linhas.
“Pode gerar uma quantidade de atrasos absurdos, pois tem dia que o próprio trânsito já faz a gente se atrasar sozinho. [...] E isso também entra no fato de que tem professor que não quer saber do horário e nem de como você chega, sendo inflexível”, acrescenta João Victor.
A insegurança também preocupa os alunos, especialmente aqueles que utilizam o transporte público à noite. A implantação de um único veículo circular pode tornar os estudantes vulneráveis à ação de criminosos, particularmente em áreas desertas do campus.
A estudante de Jornalismo e moradora do conjunto José da Silva Peixoto, Larissa Cristóvão, de 19 anos, enfrentará o desafio da falta de segurança. “Para mim, que tenho dificuldade de locomoção, essa mudança é um desastre. Vou ter que escolher entre descer, tarde da noite e sozinha, na rodoviária de Maceió ou na principal do Jacintinho, sendo essas duas opções 15 minutos de distância da minha casa. É uma situação que me deixa muito insegura,” desabafou.
Falta de diálogo e precariedade
Os estudantes criticam a falta de diálogo do DMTT antes da tomada da decisão. Além disso, eles classificam a medida como precária e insuficiente para atender à demanda da Ufal, que possui cerca de 26 mil alunos no campus A.C. Simões. A implantação de um único veículo circular com apenas um ônibus é vista como um retrocesso na qualidade do transporte público no campus.
“Pode até melhorar uns 15 minutos, mas as viagens continuarão iguais. Não é como se eles estivessem criando uma via rápida para chegar ao destino, e sim apenas um método de desassistir uma massa importante que mantém a economia da região viva,” afirma o estudante de ciências contábeis.
Em nota ao CadaMinuto, o DMTT informou que não haverá cobrança de passagem para estudantes na circulação da linha 4000. “O acesso será feito pela porta da frente e o estudante precisará apresentar seu cartão Vamu no validador,” destacou o órgão, que também ressaltou que o coletivo contará com mecanismos de acessibilidade, como elevador para cadeirantes.
Além disso, o DMTT explicou que foram realizadas reuniões e estudos que apontam um ganho no tempo de viagem para as linhas que não passarão mais dentro da UFAL. “Usuários que não desembarcam no interior do Campus terão mais tempo em suas casas e também chegarão antes aos seus locais de trabalho,” informou.
O órgão garantiu que toda implantação é acompanhada de um período de monitoramento. “Fiscais do órgão estarão no Campus para observar possíveis alterações,” assegurou o DMTT, que também está utilizando diversos meios para divulgar as mudanças e já comunicou a reitoria da Universidade Federal de Alagoas.
Confira a nota do DMTT na íntegra:
“O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informa que não haverá cobrança de passagem para estudantes para a circulação na linha 4000. Conforme o texto: O acesso será feito pela porta da frente e o estudante precisará apresentar seu cartão Vamu no validador. O coletivo contará com mecanismos de acessibilidade com elevador para cadeirante, por exemplo.
O órgão destaca que foram realizadas reuniões e estudos. As linhas que não passarão mais dentro da UFAL terão um ganho no tempo de viagem e assim, usuários que não desembarcam no interior do Campus terão mais tempo em suas casas e também chegarão antes aos seus locais de trabalho.
Além disso, toda implantação do DMTT é seguida de um período de acompanhamento. Fiscais do órgão estarão no Campus para observar possíveis alterações.
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito está utilizando os meios necessários para divulgar a alteração. Também foi feita uma comunicação à reitoria da Universidade Federal de Alagoas.”
Saiba quais são as linhas que continuarão entrando na Ufal
Das 12 linhas que circulavam pelo campus da universidade, sete foram cortadas com a implementação do ônibus circular 4000. No entanto, quatro linhas continuam ativas. Confira:
046 - Village Campestre II/Centro
711 - Ufal/Ponta Verde (via Calmon)
901 - Eustáquio Gomes/Terminal Integrado do Benedito Bentes (via Hospital Metropolitano)
903 - Eustáquio Gomes/ Terminal Integrado do Benedito Bentes (via Ufal)
900 - Cruz das Almas / UFAL (via José Tenório)
Linhas que vão ser retiradas:
052 - Centro/Eustáquio Gomes
111 - Eustáquio Gomes/Trapiche (via Poço e Prado)
113 - Eustáquio Gomes/Trapiche (via Centro e Vergel)
604 - Eustáquio Gomes/Cruz das Almas
607 - Eustáquio Gomes/Maceió Shopping
612 - Forene/Jatiúca
615 - Forene/Mangabeiras
*Estagiário sob supervisão da editoria