Cristiano Ronaldo deve anunciar sua aposentadoria do futebol internacional depois que Portugal foi eliminado da Euro 2024. Apesar de marcar seu pênalti na disputa de pênaltis contra a França, Ronaldo não conseguiu fazer o suficiente para garantir que seu país avançasse para as semifinais da competição, e seu tempo na Europa parece ter chegado ao fim após 212 partidas internacionais. 

Queríamos mais. Merecíamos mais. Para nós. Por cada um de vocês. Para Portugal. Somos gratos por tudo que vocês nos deram e por tudo que conquistamos até agora", escreveu Ronaldo. "Dentro e fora do campo, tenho certeza de que esse legado será honrado e continuará a ser construído. Juntos".

Depois de 130 gols e 10 grandes torneios, Ronaldo se despede da seleção portuguesa após uma exibição pouco convincente na competição deste ano. Ele não parecia disposto a ser sacrificado em nenhum momento do jogo e, apesar do rápido início de sua equipe na fase de grupos - com vitórias que o colocaram como um possível campeão da Euro 2024 ele voltará para casa imaginando o que poderia ter acontecido.

No entanto, isso não deve ofuscar o que foi uma grande carreira para Ronaldo. Ao refletirmos sobre seu tempo com a camisa de Portugal, aqui estão alguns dos melhores momentos de CR7 pela Seleção. 

 

Entrando em cena 

 

Ronaldo esteve perto de vencer a Eurocopa em seu primeiro torneio internacional, quando Portugal chegou à final em 2004. Suas atuações ao lado de jogadores como Deco e Luis Figo foram o ponto de virada em sua carreira, garantindo-lhe um lugar na Equipe do Torneio da Euro 2004.

Depois de um grande jogo em que Portugal derrotou a Inglaterra nos pênaltis no Estádio da Luz, ele foi para o Manchester United e se tornou o cinco vezes vencedor da Bola de Ouro que é hoje.

Infelizmente para Ronaldo, seus sonhos foram esmagados por uma equipe grega que estava em sua própria jornada de conto de fadas. A derrota por 1 a 0 em Lisboa foi um golpe no coração do adolescente. 

 

Fim da longa espera

 

Mais algumas decepções em torneios se seguiram a Ronaldo, com Portugal incapaz de causar uma boa impressão na Eurocopa ou na Copa do Mundo até 2016, quando CR7 estava no auge de suas forças.

Recém-saído de um segundo troféu da Liga dos Campeões em três anos, Ronaldo foi à França com um time que talvez não tivesse a habilidade das equipes anteriores, mas cujo espírito foi suficiente para levá-los adiante. Eles surpreenderam os anfitriões e venceram por 1 a 0 na prorrogação.

Apesar de ter se machucado e sido substituído no início da final, Ronaldo desempenhou um papel vital de liderança, motivando seus companheiros de equipe para a vitória por 1 a 0, quando Éder marcou aos 109 minutos do segundo tempo, garantindo o primeiro grande troféu internacional de Portugal.

 

Três gols contra a Espanha

 

Dois anos depois, Portugal era um dos favoritos para vencer a Copa do Mundo. Ao contrário da Euro 2024, Ronaldo tinha a capacidade de influenciar os jogos desde o primeiro minuto, e seu hat-trick contra a Espanha no jogo de abertura da fase de grupos na Rússia causou um choque em todo o torneio.

Aos 88 minutos do segundo tempo, ele venceu David de Gea com um brilhante chute livre e empatou o jogo em 3 a 3 para o seu país, mostrando sua importância mesmo aos 33 anos de idade. 

 

Sucesso na Liga das Nações 

 

Ronaldo ajudou Portugal a garantir o primeiro título da Liga das Nações da UEFA com uma vitória de 1 a 0 sobre a Holanda na final. Embora não tenha marcado gols na final, sua liderança e desempenho durante todo o torneio foram fundamentais. Ele terminou como artilheiro da competição com três gols, levantando o troféu em casa, no Estádio do Dragão, no Porto.