Mais de 100 quilos de lixo descartados irregularmente, entre plásticos, vidros, embalagens e metais, foram recolhidos na faixa de areia da Praia de Ponta Verde nesse sábado (15), durante mutirão de limpeza realizado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em parceria com a faculdade Uninassau.
A atividade, que faz parte do Projeto Praia Limpa, começou às 8h da manhã e decorreu durante o dia. Além dos educadores ambientais da autarquia, alunos da turma de engenharia da Uninassau também participaram, com o apoio de garis que trabalham na região.
"São ações que contribuem com o meio ambiente. Centenas de materiais deixam de interferir no bioma marinho quando recolhemos e descartamos de forma correta. Estamos em um mês de conscientização, então é importante que as pessoas aprendam a fazer o certo. Talvez nós não consigamos salvar o mundo, mas estamos fazendo a nossa parte", disse a diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares.
Michelle Lott, professora da Uninassau, foi uma das responsáveis por tornar a parceria possível. Ela conta a experiência de participar do mutirão.
"Quanto mais pessoas em ações como essa, de conscientização ambiental, melhor para o meio ambiente. Com mutirões como este, iremos conseguir limpar mais as praias. Foi muito legal a parceria entre Uninassau e Prefeitura para que esta importante ação acontecesse e esse lixo fosse retirado da natureza", afirmou.
Outro parceiro da ação foi o projeto Adote uma Planta, que trabalha com doação de exemplares ornamentais. A iniciativa aceita doações de plantas por parte de pessoas que não as querem mais e procura novos donos para que continuem sendo bem cuidadas.
Os resíduos descartáveis foram destinados às cooperativas parceiras da Prefeitura e, o restante, não aptos à reciclagem, ao Aterro Sanitário de Maceió.
*Com Ascom Alurb










