Técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) participaram de uma audiência pública na Câmara Municipal de Maceió, na tarde desta quarta-feira (12), onde debateram o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025.
Contando com populares e representantes de diversos setores da sociedade civil, foi possível que eles participassem do debate sobre o Projeto de Lei encaminhado pela Prefeitura de Maceió ao legislativo municipal em maio e publicado no Diário Oficial do Município (confira aqui).
Durante a audiência promovida pela Câmara e a Sefaz lideranças comunitárias tiraram dúvidas sobre o que está previsto no documento, fazendo questionamentos ao subsecretário do Orçamento Municipal da Fazenda, Marcos Sales, e ao diretor-especial de Planejamento Orçamentário, Jailton Nicácio.
As audiências públicas acontecem de modo anual para discutir os projetos de lei orçamentária, permitindo a participação da sociedade, fortalecem os laços democráticos entre os poderes municipais e a população, ao proporcionar o debate.
No último mês de abril, a Secretaria também disponibilizou para a população o portal Participa Maceió, onde foi possível expor as principais necessidades das regiões em que residem. A construção do PLDO deu-se, principalmente, por meio da consulta pública, de forma acessível.
O projeto foi encaminhado oficialmente dia 15 de maio, contando com uma proposta de orçamento de mais de R$ 4 bilhões de reais para 2025.
*Com Ascom Sefaz