Viralizam nesta semana nas redes sociais as imagens de ‘envelopes misteriosos’ deixados em para-brisas de carros em vários pontos da cidade de Maceió. O caso tem causado medo e insegurança em maceioenses. 

As mensagens que circularam em grupos de WhatsApp davam conta de que os envelopes eram utilizados para golpes e envolviam uso de entorpecentes contra vítimas — proprietários de veículos  — para roubar os carros. 

Em áudio enviado junto às mensagens, um homem alertava que: 

"Se você vê isso no seu seu carro, ou perto do seu carro: não pegue e não abra, há uma droga dentro com cheiro muito forte que deixa você tonta, você entra no carro e desmaia, e os caras roubam o seu carro. Todas as fotos são em Maceió, não é mito, é verdade. O cara curioso vai ver o que é, abre e pronto, se lasca".

Medidas estão sendo adotadas, diz delegado 

Por meio da assessoria de comunicação da Polícia Civil, o coordenador do Núcleo de Investigação Especial (Niesp), delegado Sidney Tenório, esclarece que a PC recebeu algumas denúncias, mas até o momento não houve nenhum caso concreto de intoxicação ou envenenamento ao manusear os envelopes. 

“Nós vamos aguardar o desenrolar dessa situação. A orientação é evitar abrir [o envelope], descarta se possível, já que você não estava esperando que ninguém o deixasse. Na dúvida, não abra”. 

Além disso, o delegado ressalta que, caso tenha aberto ou foi exposto a alguma situações de risco, ou tentativa de golpe, é necessário procurar uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência (BO). 

Envelope não é golpe

Dentro do envelope, havia uma papel impresso com uma mensagem, contendo um pedido de socorro de um empresário que sofreu uma quebra financeira. Veja a mensagem na íntegra abaixo:

Olá, tudo bem?

Eu era empresário e sofri uma quebra financeira absurda, perdi absolutamente tudo. Tenho cinco filhos pra criar, por isso decidi deixar a tristeza de lado e encarar a vida, recomeçar do zero. Ao invés de pedir, decidi ir pra rua vender, pois foi esse o dom que Deus me deu. É uma venda simbólica, mas é com esse simples lápis que vou "reescrever" minha história.

Não vou determinar o preço desse item, o "VALOR" dessa venda vou deixar por conta de cada cliente conforme Deus tocar em seu coração. Não voltarei pra cobrar, o próprio objeto fará esse trabalho cada vez que você olhar pra ele rsrs.

Desde já muito obrigado.

Que o senhor

Jesus Cristo retribua a cada um de vocês com muito mais do que você pagar por esse item.

Atenção: É um projeto de captação de recursos para eu reabrir minha empresa.

Em entrevista ao AL1, o delegado Sidney Tenório, afirmou que entrou em contato com o empresário, que de fato está passando por problemas financeiros e o orientou que não fizesse esse tipo de campanha porque causou uma situação que gerou medo em insegurança na capital alagoana. 

Reprodução redes sociais