Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o Canil do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) resultou na apreensão de 30 aves silvestres de diversas espécies na BR-101, na altura do km 205, em São Sebastião, localizado no Agreste alagoano. A ação aconteceu por volta do meio-dia de ontem (16).

As aves foram encontradas em seis gaiolas no compartimento de passageiros de um ônibus, durante uma abordagem de rotina para inspeção de segurança. O veículo seguia para a cidade de Santana do Mundaú, também em Alagoas.

O condutor do ônibus informou aos policiais que não recebeu nenhum pagamento pelo transporte dos animais e que, em todas as paradas, fornecia água e comida para eles. No momento da abordagem, as aves estavam com água e comida à disposição, e nenhum exemplar foi encontrado morto.

Diante da situação, o homem foi autuado em flagrante por crime contra a fauna, previsto no Art. 29, § 1º, III, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Ele foi informado sobre a ilicitude da conduta e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado.

As aves apreendidas foram encaminhadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Maceió, capital alagoana, onde receberão os cuidados necessários.

Ascom PRF