“Cada vida perdida significa uma tragédia”, diz diretor-presidente do Detran sobre abertura do Maio Amarelo

10/05/2024 06:00 - Maceió
Por Laura Albuquerque*
Image

O vai e vem de carros, motos, bicicletas e pedestres é um cenário constante, mas também uma fonte de perigo nas ruas. A imprudência no trânsito pode custar caro, inclusive, às vezes, a própria vida.

Segundo o levantamento realizado pelo Hospital Geral do Estado (HGE), somente de janeiro a abril deste ano, já foram registrados um total de 1.748 vítimas de acidentes de trânsito na capital alagoana.

Os dados acendem um alerta, e iniciativas como a abertura 11ª Campanha Maio Amarelo 2024 do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), que acontece nesta sexta-feira (10) pode mudar essa triste realidade. O tema para este ano será “Paz no trânsito começa por você”, com foco na diminuição da violência no trânsito no estado.

Ao CadaMinuto, o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, afirmou que a campanha vem, mais uma vez, chamar a atenção da sociedade sobre o alto índice de mortes e de feridos no trânsito.

Marco Fireman. Foto: Itawi Albuquerque

“O tema deste ano é ‘Paz no trânsito começa por você’, justamente mostrando à população a responsabilidade individual no ambiente coletivo que é o trânsito”, pontua o diretor.

Segundo ele, o objetivo principal do Maio Amarelo é discutir a segurança viária com entidades do poder público e da sociedade civil, na busca da redução de sinistros de trânsito, mobilizando toda a sociedade para a causa.

Fireman informa que, durante o mês de maio, as ações de conscientização serão reforçadas. Entre as atividades, estão Blitze Educativas, arenas interativas com jogos para crianças, jovens e adultos, que serão montadas na orla da Ponta Verde e no Maceió Shopping.

Além disso, serão implantados laços amarelos em Maceió e em municípios do interior. O diretor explica também que prédios públicos serão iluminados de amarelo para lembrar à população da importância dos cuidados no trânsito.

Para o diretor-presidente, a maior parte dos sinistros de trânsito está ligada à imprudência, refletindo a falta de amor próprio e de tolerância, além da certeza da impunidade.

“A população precisa entender que a grande responsabilidade que devem ter é com a própria vida e com a vida de pessoas inocentes”, enfatiza Marcos.

Por fim, o diretor reforça que a principal mensagem da campanha é que todos os usuários do trânsito devem ter mais respeito e tolerância para construir um ambiente mais seguro.

“É pensar que os veículos podem ser uma arma perigosa se não conduzidos com consciência, e que cada vida perdida significa uma tragédia para a vítima, para uma família inteira e para o próprio infrator”, acrescenta.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..