As fortes chuvas que castigam Penedo nos últimos dias causaram alagamentos em pontos históricos da cidade, especialmente nas áreas próximas à lagoa do Oiteiro.
Para garantir a segurança da população, a Prefeitura Municipal tomou medidas imediatas, como a abertura de um abrigo na Escola Municipal Irmã Jolenta e a interdição de ruas danificadas pelas águas.
A Escola Municipal Irmã Jolenta está servindo como abrigo temporário para sete adultos e quatro crianças de duas famílias que precisaram deixar suas casas alagadas. O local oferece acomodação e alimentação aos desabrigados até as 9h da manhã de terça-feira (07).
Para escoar o grande volume de água acumulado na lagoa do Oiteiro e evitar novos alagamentos, a Prefeitura utilizou uma máquina escavadeira para abrir todo o pavimento da via de acesso entre o bairro Senhor do Bonfim e a Rua Manoel Brás.
Alagamentos danificaram o calçamento de diversas ruas em Penedo, levando à interdição das seguintes vias:
- Siqueira Campos (centro da cidade);
- João Pessoa (sinalizada com "siga e pare" ao lado da Escola Estadual Gabino Besouro);
- Rua E do Conjunto Madre Espírito Santo;
- Trecho da Rua Gaspar Vieira (em direção à rua São Vicente).
Coleta de lixo suspensa:
Devido às condições das vias, a Prefeitura Municipal informa que a coleta de lixo doméstico estará suspensa nas seguintes comunidades da zona rural:
- Marizeiro;
- Catrapó;
- Ponta Mofina;
- Ilhas das Canas;
- Campo Grande.
Na zona urbana, a coleta também estará suspensa em parte das seguintes ruas:
- Ulisses Batinga;
- Campos Teixeira;
- Jatobá;
- Campo Redondo;
- Ladeira do Oiteiro.
A Prefeitura pede a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo durante o período de suspensão da coleta.
As equipes da Prefeitura Municipal continuam monitorando a situação e tomando as medidas necessárias para minimizar os impactos das chuvas na cidade. A prioridade é garantir a segurança da população e o bem-estar das famílias afetadas.
*Com Ascom Prefeitura de Penedo