O governador Paulo Dantas atualizou a proposta de reajuste dos servidores. Ontem, como informamos aqui, o índice anunciado para os servidores, segundo um parlamentar que participou da reunião entre governo e sindicatos, era de 4,62% dividido em duas vezes.
Pela repercussão negativa, imagino, Dantas melhorou a proposta, e anunciou pelas suas redes sociais na madrugada de hoje que o reajuste será de 5% - e a partir de maio.
O avanço é próprio/comum nesse tipo de negociação.
O deputado governista com quem conversei, e que confirmou depois a informação dada pelo blog, disse que achava que a proposta inicial de 4,62%, dividida em duas vezes, era para negociar.
Qualquer avanço depois disso, por menor que seja, traz a sensação de certo alívio.
Não sei se o percentual anunciado agora satisfaz aos servidores, mas já avançou - o que é bom.
Lembrando que é inferior aos 7% concedidos pela prefeitura de Maceió aos servidores municipais, também a partir deste mês. Aliás, é o segundo reajuste no mesmo patamar em dois anos, acima da inflação, portanto.
Segundo a secretária da Fazenda, Renata dos Santos, a assessoria do governador havia elaborado vários cenários para a concessão do reajuste, mas lembrou que “a decisão sempre é política”.
E está tomada (pelo menos por enquanto).