Retornos da Av. Durval de Góes Monteiro mudam de local a partir deste sábado (27); confira como fica o trânsito na região

27/04/2024 08:58 - Maceió
Por Redação*
Image

A partir deste sábado (27), a Avenida Durval de Góes Monteiro, que atualmente está passando por obras de ampliação, terá neste final de semana alteração nos pontos de retorno localizados no Jardim Petrópolis.

A medida envolve a remoção das áreas de retorno da via, próximas à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), especificamente em frente à Nutribem (em direção ao Aeroporto) e em frente à Maqfit (em direção ao Centro). As alterações também incluem a abertura de dois novos retornos ligados às novas vias marginais.

Com a extinção dos acessos, os movimentos passaram a ser realizados a partir da via secundária, que recebeu toda a estrutura para a manobra.

Segundo o diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, André Costa, essa medida visa melhorar o fluxo de veículos na região, garantindo maior segurança para os motoristas.

“São mudanças que buscam melhorar o tráfego na Durval de Góes Monteiro, um dos principais corredores da cidade, e tê-la em suas melhores condições otimiza o trânsito em diversos bairros e torna-o mais seguro para motoristas e pedestres”, pontuou.

Veja como fica o fluxo na região:

Os motoristas que seguem sentido Centro, devem acessar a via secundária após a Continental, segue até o semáforo em frente à Tecampo Saúde Animal e faz a manobra para pegar a via sentido aeroporto.

Quem segue sentido Aeroporto de Maceió, acessa a via secundária após a Havan, segue até o semáforo em frente a Agroshop e faz a manobra para pegar a via sentido Centro.

A operação terá início às 5h do sábado a partir do desligamento dos semáforos nos retornos próximos à Funasa. 

Além disso, existem painéis de LED nos retornos já existentes informando o término do funcionamento deles neste sábado. Os quadros terão a seguinte mensagem: ATENÇÃO, RETORNO DESATIVADO NO SÁBADO

Nos dias 25 e 26 de abril, a equipe de Educação no Trânsito do DMTT também esteve na região, abordando os condutores para orientá-los sobre as mudanças nas vias.

Para além desse período, agentes de trânsito também serão deslocados para atuarem no ordenamento e orientação dos motoristas.

Benefícios da mudança

“Os retornos utilizando alças e vias secundárias oferecem vários benefícios, como a redução do congestionamento e a melhoria na segurança para os condutores. Uma vez que as alças de retorno permitem que os motoristas façam curvas em ‘U’ ou retornem na direção oposta de forma segura e suave, evitando interseções adicionais ou manobras complexas”, ressaltou o diretor executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, Luciano Martins.

Uma vantagem adicional é que as vias marginais facilitam o acesso às propriedades em ambos os lados da via principal, o que pode reduzir o tempo de deslocamento, principalmente para veículos que precisam mudar de direção. Além disso, elas também ajudam no controle do tráfego, contribuindo para um fluxo mais eficiente.“Isso proporciona um fluxo de tráfego contínuo e reduz o risco de colisões”, finalizou o diretor.

As ações trarão melhorias para o tráfego e complementam outras medidas já implementadas e em andamento, visando preparar o corredor principal de transporte para a chegada do BRT.

 

*Com Ascom DMTT

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..