Rodrigo Buarque aposta na construção da regionalização para garantir mais acesso ao SUS

19/04/2024 08:43 - Saúde
Por Assessoria
Image

A construção da regionalização para garantir a equidade, integralidade e melhor acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma das discussões relevantes do XIV Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), que se encerra hoje (19) em Petrolina, Pernambuco. A afirmação é do vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque.

Segundo ele, o evento comprovou a irmandade que existe entre os Estados do Nordeste, a exemplo de Alagoas e Pernambuco.  “Enquanto vice-presidente do Conasems tive a oportunidade de participar mais uma vez de discussões no Congresso do Cosems-PE sempre com foco na melhoria e consolidação do SUS e de partilhar nossas experiências exitosas com suas peculiaridades, dimensões e questões geográficas. Foi um momento de dar as mãos para que o SUS possa acontecer, sem deixar de refletirmos sobre nossas dificuldades e diferenças regionais”, destacou.

O vice-presidente do Conasems pontuou ainda a satisfação em participar das articulações geralmente feitas nesses eventos, uma vez que o considera relevante para a reconstrução da saúde pública do país. O presidente do Cosems-PE reassaltou a necessidade de transformar as teorias discutidas em práticas, com a contribuição dos secretários municipais de Saúde. Representantes de mais de cem municípios de Pernambuco (são 184), bem como autoridades políticas e da Saúde participam do Congresso.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..