Inmet renova alerta de chuvas intensas para 87 municípios de AL

16/04/2024 12:15 - Municípios
Por Redação
Image

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta terça-feira (16), o alerta de chuvas intensas para todos os municípios alagoanos. O aviso é válido até quarta-feira (17).

A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Ainda de acordo com o Inmet, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As recomendações do órgão são:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira os municípios citados no alerta: 

Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Batalha, Belém, Belo Monte, Boca da Mata, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande, Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Japaratinga, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Isidorio, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Messias, MInador do Negrão, Monteirópolis, Murici, Novo Lino, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água Grande, Olivença, Palestina, Palmeira dos índios, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, São José da Laje, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares, Viçosa.

Semarh emite alerta vermelho

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um alerta vermelho devido às intensas chuvas no estado. As tempestades estão previstas para atingir a capital Maceió, assim como as demais cidades do litoral alagoano, a Zona da Mata, o Baixo São Francisco e o Agreste. Para as outras regiões do estado, também é esperado impacto das chuvas, porém com menor gravidade. De acordo com a previsão, as precipitações podem persistir até terça-feira (16).

Corpo de Bombeiros se prepara para quadra chuvosa

Com a chegada das chuvas em Alagoas, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) lança seu Plano de Ação para o período entre 15 de abril e 15 de agosto de 2024. Este período, marcado pelo aumento das precipitações pluviais, demanda uma atuação estratégica e coordenada para garantir a segurança da população diante das possíveis ocorrências decorrentes das chuvas intensas.

O principal objetivo do Plano de Ação é mobilizar recursos e estruturar ações preventivas para melhorar o atendimento às ocorrências e aumentar a sensação de segurança da população, tanto na região metropolitana, quanto no interior do Estado.

O CBMAL, tem como objetivo para a quadra chuvosa, garantir a segurança e o bem-estar da população durante esse período desafiador. A mobilização desses recursos visa melhorar o atendimento às ocorrências e intensificar as ações preventivas nas áreas de maior incidência de eventos climáticos adversos, buscando mitigar possíveis danos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..