HGE é referência na assistência a vítimas de acidentes de trabalho

16/04/2024 13:20 - Saúde
Por Assessoria
Image

Referência no atendimento a vítimas de acidentes de trabalho, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, assistiu, no primeiro trimestre deste ano, 168 pacientes acometidos por este problema. No ano passado, 898 usuários feridos no ambiente laboral ou a caminho dele também foram assistidos na maior unidade hospitalar pública de Alagoas, sendo 304 no período de janeiro a março.

O cirurgião-geral do HGE, Amauri Clemente, explicou que a imprudência e o desuso, ou mau uso, dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) são as principais causas dos acidentes de trabalho. Hábitos que causam traumas em diferentes partes do corpo, podendo gerar sequelas e incapacitações para toda vida. Entretanto, também é necessário considerar outras consequências de longas jornadas de trabalho.

“A OMS [Organização Mundial da Saúde] e a OIT [Organização Internacional do Trabalho] já publicaram um estudo que indica que longas jornadas de trabalho levaram a 745 mil mortes por AVC [Acidente Vascular Cerebral] e doença isquêmica do coração somente em 2016. As longas jornadas de trabalho são sabidamente responsáveis por cerca de um terço da carga total estimada para doenças relacionadas ao trabalho”, pontuou o médico.

Ou seja, o quantitativo crescente de pessoas que sofrem um infarto agudo do miocárdio, por exemplo, também é derivado do tempo excessivo de dedicação ao trabalho, por vezes combinados a maus hábitos alimentares, sedentarismo, exposição a agentes nocivos e não regularidade na realização de exames de rotina. Contudo, é preciso considerar as consequências futuras das prioridades que são dadas agora.  

“No HGE, nós realizamos um trabalho contínuo de conscientização, oportunizando os servidores a se cuidarem. O SQVT [Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho] promove diversas atividades e oferece atendimento gratuito também a quem alega não ter tempo de marcar uma consulta. Temos nutricionista, psicólogos, psiquiatra, dentista, médico do trabalho, enfermeiro e outros profissionais dedicados à saúde do trabalhador”, informou a coordenadora do SQVT do HGE, Karlla Martiniano.

A Engenharia do Trabalho também está incluída nesse esquadrão, realizando visitas nos locais de trabalho, orientando boas práticas, esclarecendo dúvidas e efetuando as notificações necessárias para o alcance de adequações. Noções sobre ergonomia, processos de trabalho, utilização correta de equipamentos, conceitos diversos e até fluxos internos estão nas rodas de conversas promovidas pelo setor.

“O uso de adornos, o não uso dos EPIs, a higienização incorreta das mãos, a falta de atenção durante o trabalho e até o sono ainda são dificuldades que notamos nos profissionais. Contra isso, nos colocamos disponíveis para ouvir, buscar alternativas e até dar encaminhamentos, se necessário, para que o nosso trabalhador possa estar em um local mais seguro, com menor risco de acontecer acidentes”, afirmou Karlla Martiniano.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..