UFAL em impasse: decisão sobre greve fica para nova assembleia

15/04/2024 10:35 - Educação
Por Redação
Image


Diante do anúncio de nova greve a partir desta segunda-feira (15) de professores de universidades, centros de educação tecnológicos e institutos federais, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vive em impasse sobre quais medidas tomar, diante da adesão de docentes à greve nacional. 

A paralisação das instituições de ensino ligadas ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), deflagrada hoje, exige reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06%, com a primeira a ser paga ainda neste ano e as outras para 2025 e 2026.

A mobilização grevista dos servidores públicos federais em prol de reajuste salarial e entre outras reivindicações, teve início dia 11 de março, com 67 universidades federais que aderiram ao movimento liderado pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).

Conheça a situação da Ufal 

De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), não é possível confirmar se os docentes irão entrar em greve ou não, pois é uma decisão tomada em assembleia após votação da categoria. 

Além disso, acrescentam que Adufal convocou uma assembleia geral dentro do prazo estabelecido pelo Andes-SN em 21 de março. Porém, não havia pessoas suficientes para tomar decisões durante a reunião, então o assunto não foi votado.

Desse modo, a Adufal planeja convocar uma nova assembleia entre os dias 22 e 26 de abril para debater a possibilidade de uma greve, contanto que haja quórum para decisões, conforme previsto no regimento da entidade. A escolha das datas considera o período de férias na UFAL, programado para ocorrer de 6 a 21 de abril, com o intuito de garantir uma maior participação dos professores durante a primeira semana do retorno às atividades acadêmicas.

Assembleias Setoriais e Convocação dos Docentes

A Adufal anunciou, na sexta-feira, 12, as datas das assembleias programadas para cada campus da UFAL. Os encontros estão marcados para os dias 23, 24 e 25 de abril e contarão com a participação dos professores dos três campi da instituição. Na pauta de discussões estão previstos: informes, a Campanha Salarial 2024 e debates sobre a possibilidade de greve docente.

A organização ainda adiciona que é importante a participação dos docentes para que ocorra um debate produtivo sobre os temas citados, principalmente nas reivindicações dos Servidores Públicos Federais (SPFs) e o cenário da greve nacional.

Confira os horários das assembleias em cada campus:

23 de abril (terça-feira) | Campus Sertão - Delmiro Gouveia

Horário: 14h

Local: Auditório do Campus

 

24/04 (quarta-feira) | Campus Arapiraca

Horário: 14h

Local: Auditório do Campus

 

25/04 (quinta-feira) | Campus A. C. Simões - Maceió

Horário: 9h30 (1ª chamada); 10h (2ª chamada)

Local: Auditório da Reitoria

 

Realização das assembleias por setores

A Adufal está organizando sua primeira assembleia geral descentralizada, ou seja, ampliada e realizada em diferentes locais para facilitar a participação dos associados ao máximo. 

Neste formato, a entidade irá combinar o número de docentes presentes nas assembleias em Delmiro Gouveia (dia 23) e em Arapiraca (dia 24) com os presentes na reunião do Campus A.C. Simões (dia 25), conforme o Artigo 16 do Regimento da Adufal, que trata do quórum da assembleia geral. Essa abordagem segue o Artigo 48, parágrafo 4º, do Estatuto do Andes-SN, conforme enfatizado em uma Nota Técnica da Assessoria Jurídica Nacional.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..