Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale apresentam: Circulação Ubu: O que é bom tem que continuar!

11/04/2024 12:14 - Cultura
Por Assessoria
Image

Os grupos de teatro Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa estão levando o espetáculo de rua “Ubu: o que é bom tem que continuar!” por uma circulação por quatro estados do Norte e Nordeste do Brasil: Sergipe, Alagoas, Maranhão e Pará.

A partir do dia 20 de abril, eles chegam em Alagoas trazendo cultura e alegria em apresentações na rua e oficinas gratuitas. A “Circulação Ubu: o que é bom tem que continuar!” é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Sobre a peça

“Ubu: o que é bom tem que continuar!” é uma sátira política inspirada na obra clássica Ubu Rei, de Alfred Jarry. Pai Ubu e Mãe Ubu, agora em um país latino-americano, embarcam em uma busca insaciável pelo poder, em meio a influencers e outros elementos contemporâneos.

Assim como na obra original, a sátira política, o caráter popular e o fato de o espetáculo ser apresentado ao ar-livre e em áreas públicas, como praças, ruas e parques, fazem com que o trabalho dialogue diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação.

As apresentações acontecem em Maceió nos dias 20 e 21 de abril. No dia 20, a apresentação será na Praça Marechal Deodoro e no dia 21, na Praça do Graciliano Ramos, ambos os dias às 16h. Em União dos Palmares, a obra será apresentada nos dias 26 e 27 de abril: no dia 26, às 19h na Praça Múquem e no dia 27, às 10h, na Praça Brasiliano Sarmento.  

Acessibilidade e oficinas

Todas as apresentações serão gratuitas e contarão com interpretação em Libras, audiodescrição e acessibilidade para pessoas com deficiência motora. Os dois municípios também receberão a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, que será ministrada pelos integrantes do Grupo Clowns de Skakespeare. As oficinas também serão gratuitas e contarão com acessibilidade em Libras.

Na capital do estado, o curso acontecerá nos dias 22 e 23, das 18h às 21h, na Escola técnica de Artes -ETA/UFAL. Em União dos Palmares, as aulas serão realizadas no no Auditório da Prefeitura nos dias 25 e 26 de abril, das 09h às 12h. As oficinas são destinadas a atores, estudantes de teatro e demais interessados na área, com idade mínima de 16 anos. A inscrição é gratuita e, para realizá-la, os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível no perfil do Instagram do grupo @teatroclowns. Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição.

Serviço:

CIRCULAÇÃO "UBU: O QUE É BOM TEM QUE CONTINUAR!" - Etapa Alagoas

Maceió:

● Apresentações:

○ 20/04/2024 - às 16h - Praça Marechal Deodoro

○ 21/04/2024 - às 16h - Praça do Graciliano Ramos

 

● Oficina:

22 e 23/04 - das 18h às 21h - Escola técnica de Artes -ETA/UFAL

 

União dos Palmares: 

● Apresentações:

○ 26/04/2024 - às 19h - Praça Múquem

○ 27/04/2024 - às 10h - Praça Brasiliano Sarmento

 

● Oficina:

○ 25 e 26/04 - de 09h às 12h - Auditório da Prefeitura

 

ACESSO GRATUITO

Mais informações:

● Instagram: @teatroclows

● @grupoasavessas

● @grupofacetas

Ficha Técnica 

Direção e dramaturgia: Fernando Yamamoto

Elenco: Caju Dantas, Diogo Spinelli, Giovanna Araújo, Paula Queiroz e Rodrigo Bico Colaboração Dramatúrgica: Camilla Custódio

Figurino e adereços: Marcos Leonardo Cenografia: Fernando Yamamoto e Rafael Telles

Dramaturgia Musical: Marco França e Ernani Maletta

Música: Marco França, com colaboração de Franklyn Novaes, Maria Clara Gonzaga, Júlio Lima e Caio Padilha

Produção: Talita Yohana

Coordenação do projeto: Renata Kaiser

Acessibilidade: Permear Arte e Acessibilidade Produção Local: Igor Vasconcelos, Angélica Louise e Alan Cardoso

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..