Festa de Aniversário da Aliança Francesa de Maceió

10/04/2024 13:14 - Cultura
Por Assessoria
Image

Um sarau ao ritmo do swing do Rony Ferreira Sexteto, com seus cinco instrumentistas-virtuoses e sua vocalista singularíssima, a cantora Ana Gal, marcará os 72 anos da Aliança Francesa em Alagoas. O evento, saborosa viagem por clássicos da canção francesa e da música popular brasileira e alegre aquecimento para as Olimpíadas de Paris, será realizado no restaurante Bistrô Farol.

A Aliança Francesa, que está completando 141 anos de existência no mundo e 139 no Brasil, veio à luz oficialmente em Maceió no dia 12 de abril de 1952. Teve, entre seus fundadores, intelectuais como Théo Brandão e Luiz Lavenère. É uma das mais tradicionais instituições culturais do Estado e, nestes 72 anos ininterruptos, tem participado ativamente do cenário intelectual, artístico e cultural alagoano, sendo responsável pela difusão da língua francesa e da cultura dos países francófonos em áreas tão diversas como a literatura, o teatro, a moda, a pintura, a filosofia, a música, a gastronomia, a educação e as ciências sociais.

Entidade sem fins lucrativos, a Aliança Francesa de Maceió integra uma rede mundial de cerca de mil instituições coirmãs, possuindo meio milhão de alunos espalhados nos 5 continentes, em 136 países. Trata-se assim do maior projeto pedagógico de difusão de uma língua estrangeira no Planeta. Concebida por intelectuais franceses como Jules Verne, Louis Pasteur e Ernest Renan, sob o impulso do Ministério da Instrução Pública, comandado por Jules Ferry, a Aliança Francesa de Paris, gestadora do projeto, foi criada, como associação, em 21 de julho de 1883 e aberta oficialmente em 10 de março de 1884.

Em Alagoas, além dos cursos regulares e da aplicação dos exames oficiais DELF e DALF de proficiência em francês, a Aliança Francesa oferece serviços como tradução, viagens de intercâmbio à França, aulas de gastronomia, de pintura, teatro, concursos de poesia e fotografia, cursos "à la carte", orientações para viagem ao exterior e aprendizado do português para estrangeiros.

Sobre o evento

Rony Ferreira já dividiu palco com ícones da música instrumental brasileira. Foi idealizador e condutor da MCZ Big Band, que durou por 5 anos, além de ter sido 1º trombone solista e chefe de naipe da Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Alagoas por 12 anos. Neste espetáculo, ele se junta aos outros componentes de sua banda (o trompetista Beto Ferreira, o baterista Maglione Santos, o contrabaixista Van Silva, o tecladista Robson Cavalcante e a cantora, flautista e tocadora de pife Ana Gal) para reproduzir clássicos do cancioneiro francês e da MPB.Nesta edição de celebração do aniversário da Aliança Francesa de Maceió, contaremos com a ilustre presença do Cônsul Geral da França no Nordeste, Sr. Serge Gas.

Produção Executiva:

Prática Cultural Produções

Produção Musical:

Rony Ferreira Produções

Apoio Cultural:

Grupo Ultra Descartáveis

Plastipel

__________________

Ficha Técnica:

Evento: 72 anos da Aliança Francesa - Uma Jornada Olímpica

Local: Restaurante Bistrô Farol

Data e horário: 10 de maio às 20h

Contato e ingressos:

Wathsapp:  (82) 99302-9734

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..