“Sinto que fui lesado, porque estamos pagando o plano mensalmente para obter serviços de saúde quando for preciso. E não estamos usufruindo desses serviços”, é o que diz o publicitário Fabiano Sarmento, de 42 anos, ao tentar marcar exames para filha, Maria Gabriela, de 6 anos, que está com virose e suspeita de dengue.
Ele é cliente do plano Smile Saúde há cerca de cinco anos e descobriu, ao tentar realizar os exames solicitados por um pediatra nesta terça-feira (9), que a operadora só dispõe de dois laboratórios para a realização do procedimento.
“Muitos laboratórios em Maceió suspenderam o atendimento pelo plano Smile Saúde. Já é a segunda vez que tento fazer exames de sangue da minha filha e não consigo pelo plano. Tivemos que fazer particular”, afirma.
Ao questionar o plano sobre a mesma situação, ele foi informado que existe um setor dedicado a solucionar a questão. “Em relação aos prestadores que não estão atendendo no momento, informamos que possuímos um setor dedicado a solucionar essa questão. Estamos em contato constante com esses prestadores para regularizar a situação o mais breve possível. Entendemos a sua insatisfação e nos colocamos à disposição para fornecer todo o suporte necessário”, informou a operadora por aplicativo de mensagem.
O publicitário contou à reportagem do Cada Minuto que irá tentar realizar os exames em algum dos dois locais indicados. Caso os laboratórios não estejam atendendo pelo plano, irá pagar pelo procedimento.
Saiba o que fazer nestes casos
De acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar, os médicos, clínicas e laboratórios só podem ser descredenciados se forem substituídos por equivalente. “Não há necessidade de autorização, nem comunicação à ANS. Mas os beneficiários devem ser informados via site e pela Central de Atendimento, com 30 dias de antecedência. A informação deve estar disponível para consulta por 180 dias”, diz a agência.
Em casos de problemas como o enfrentado pelo Fabiano, os consumidores podem realizar uma denúncia pelo Disque ANS (0800 701 9656) ou via formulário eletrônico por meio deste link.
A reportagem busca contato com a operadora de plano de saúde e o texto será atualizado assim que houver um pronunciamento sobre o caso.