Casa-Museu Graciliano Ramos é reinaugurada em Palmeira dos Índios após restauração

09/04/2024 10:50 - Cultura
Por Redação*
Image

A Casa-Museu Graciliano Ramos, tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, reabriu as portas no último domingo (7) em Palmeira dos Índios, região do agreste alagoano. O evento destacou o legado de Graciliano Ramos na literatura brasileira e a sua memória biográfica. 

A reinauguração é fruto de uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da emenda parlamentar do deputado federal Paulão e da prefeitura municipal de Palmeira dos Índios. 

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, os investimentos em equipamentos culturais representam um reforço à memória cultural alagoana. “A reabertura da Casa Museu Graciliano Ramos mostra o quão importante é este equipamento para a disseminação do legado de Graciliano Ramos na história da literatura brasileira deste país”, pontuou a secretária.

“Graciliano Ramos é um grande nome da literatura do nosso país e a reabertura da sua casa-museu é um momento de destaque onde inúmeras pessoas poderão ser acolhidas e conhecer de perto a trajetória do grande escritor que ele foi. Além disso, todo o acervo museológico disponível hoje coopera para que os visitantes saibam da importância de Graciliano Ramos para a cultura do nosso país”, disse a coordenadora do Sistemas de Museus e Bibliotecas Públicas de Alagoas, Mira Dantas.

Na solenidade estiveram presentes o prefeito Júlio Cezar, a primeira-dama, Karla Cavalcante, o vice-prefeito, Márcio Henrique, o deputado Federal Paulão, a coordenadora dos Sistemas Alagoano de Museus e de Bibliotecas Públicas do Estado, Mira Dantas, a representante do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Joelma Farias e representantes da sociedade civil.

A Casa-Museu integra o Sistema de Museus de Alagoas, gerenciado pelo Governo de Alagoas, e está aberta para receber e compartilhar a história do renomado escritor alagoano, que ficou conhecido em todo o país com as suas produções literárias. No local os visitantes podem prestigiar um acervo rico com obras originais, fotografias, roupas, máquinas de escrever, entre outros itens. A visitação é gratuita e acontece de terça-feira a domingo, das 09h às 17h.

*Com informações da assessoria 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..