Casa Museu Graciliano Ramos reabre ao público após revitalização e modernização

08/04/2024 06:24 - Interior
Por Assessoria
Image

Um marco histórico ganhou vida novamente na cidade de Palmeira dos Índios. A Casa Museu Graciliano Ramos, tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, reabriu as portas para o público neste domingo (7). A reinauguração foi possível graças à parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), emenda parlamentar do deputado Paulão e contrapartida da prefeitura, que viabilizaram os recursos necessários para a revitalização do espaço.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Júlio Cezar, a primeira-dama Karla Cavalcante, o vice-prefeito Márcio Henrique, deputado Federal Paulão, Joelma Farias, que reslpresentou o IPhan, além de vereadores, secretários municipais, educadores, escritores, representantes dos governos do estado e federal, de escolas, universidades, da igreja e a comunidade. O padre Leandro proferiu a benção apostólica sobre o lugar. A Orquestra Municipal Graciliano Ramos participou da solenidade.

A Casa está novamente aberto ao público para contar a história do ilustre escritor alagoano. Os projetos museográfico e arquitetônico foram concluídos, além das adaptações, retoques e correções. Os visitantes poderão prestigiar originais de algumas obras, roupas, máquinas de escrever e escritos, além de espaços interativos.

Além da reinauguração, outro destaque foi a premiação do Concurso Redação, com o tema “Graciliano Ramos: Um cidadão do mundo”, que premiou alunos dos três primeiros , pertencentes à rede municipal de ensino público. O concurso incentivou a participação dos jovens da comunidade e valorizou a produção literária local. O espetáculo teatral “Graciliano, Um Brasileiro Alagoano”, encenado pelos atores Chico de Assis e Arilene de Castro emocionou os presentes, ao contar trechos da vida e obra do escritor alagoano, boa parte deles baseados em escrituras do diário dos últimos momentos de vida do autor.

O secretário municipal de Cultura Cássio Júnio disse que o momento é de celebrar. “Este momento foi muito esperado, mas ninguém faz nada sozinho. Agradeço a todos que contribuíram para esta obra, que não  obra comum, mas uma revitalização. Este é um momento de celebrar e esta foi, talvez, a missão mais importante que o prefeito Júlio Cezar me deu. Agradeço ao Iphan, Instituto Moreira Sales, à empresa Regina Filmes, ao Ricardo Ramos Filho, ao Núcleo Zero, ao deputado Paulão, Iphan e todos os que estão envolvidos na reabertura desta Casa”, reforçou o secretário.

O deputado Paulão destacou a importância da Casa Museu para o mundo. “Tenho orgulho de ter feito parte deste projeto. Graciliano é muito importante para Palmeira dos Índios, para o Brasil e para o mundo. Temos certeza que, a partir de agora, a Casa será ainda mais atraente para visitantes, turistas e os cidadãos palmeirenses. Palmeira está de parabéns”, afirmou Paulão.

Para o prefeito Júlio Cezar, a perseverança e a vontade de trabalhar de todos os envolvidos nesta revitalização contribuíram para a reabertura da Casa Museu. Esta obra tem a participação de muita gente que contribuiu para que a Casa Museu fosse reaberta hoje. E já adianto que a próxima obra que será entregue será o Lago do Goiti.
Quantas vezes disseram que não era possível, mas nós fomos resilientes, apesar das críticas? Houve momento de pedir, ficar em silêncio, correr atrás e de conseguir o objetivo”, lembrou o prefeito.

E continuou. “Esta Casa não pertence só a Palmeira mas ao mundo inteiro, pois Graciliano é um dos escritores que têm mais títulos traduzidos em várias línguas. O nosso governo termina dia 31 de dezembro, mas o mandato seria incompleto se não estregássemos esta Casa. Agradeço ao Ipahn, em nome da Joelma Faria, que muito nos ajudou a entregar esta obra hoje, ao Paulão e todos que nos ajudaram a realizar este sonho. E, assim, devolvemos ao mundo esta obra imaterial que é a casa Graciliano para o mundo”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..