Os moradores de Maceió que ainda não fizeram o Recadastramento Imobiliário, que teve início em 2023, devem estar atentos e atualizar as informações de seus imóveis junto à Prefeitura de Maceió. Esse recadastramento se aplica a todas as propriedades na capital, sejam elas construídas ou não, e deve ser realizado pelo proprietário ou co-proprietário do imóvel. Todo o processo pode ser feito pela internet, por meio do site de serviços da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), aqui.

O cidadão deve acessar a plataforma com a conta do Gov.br, verificar  se as características do imóvel descritas pelo sistema condizem com as condições atuais e confirmar ou informar se houve algum tipo de alteração, destacando qual dado é divergente. Ao entrar a plataforma, o cidadão também tem acesso a todos os imóveis que estão vinculados ao nome dele.

Em caso de dúvidas, há um vídeo tutorial na página do Recadastramento, orientando sobre o passo do processo e esclarecendo também, as principais dúvidas sobre o uso da plataforma e que tipo de informação cadastral deve ser repassada.

Por meio da iniciativa, a Fazenda Municipal busca atualizar o banco de dados cadastral imobiliário do Município. Isso irá ajudar o poder público a entender e mapear informações importantes sobre a distribuição imobiliária na capital.

“Este é uma oportunidade para o cidadão alinhar as informações reais sobre o seu imóvel junto ao banco de dados da Prefeitura. Isso irá ajudar o Município a entender melhor a situação dos imóveis em Maceió e corrigir questões recorrentes, como titularidade, por exemplo’’ explica o diretor de Atendimento ao Contribuinte da Fazenda Municipal, Phillippe Félix.

A Secretaria Municipal de Fazenda disponibiliza o e-mail atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br para tirar dúvidas e oferecer orientações de forma remota.

 

*Com Ascom Sefaz