O que fazer em São Paulo com crianças

01/04/2024 16:54 - Tudo Viagem Alagoas
Por redação
Image

A capital paulista é uma metrópole vibrante conhecida por sua efervescente vida cultural e gastronômica. Mas, além das atividades indicadas para os adultos, há muito o que fazer em São Paulo com crianças.  

Desde museus interativos que transformam o aprendizado em diversão até parques temáticos que trazem personagens amados para mais perto, a cidade se revela como um playground urbano para os pequenos exploradores. 

Seja em uma viagem de férias, ou um passeio curto de fim de semana na capital paulista, o que não faltam são experiências, brincadeiras e até vivências gastronômicas que vão encantar os pequenos. 

Pensando nisso, preparamos este guia com algumas das melhores atrações que São Paulo tem a oferecer para as famílias em busca de lazer, educação e memórias inesquecíveis com as crianças. Descubra:

Para os pequenos apaixonados por esporte, o Museu do Futebol é parada obrigatória (Foto: Elíria Buso).

Museus

Engana-se quem pensa que museu é lugar de adulto. A criançada tem muito a aprender brincando nos museus de SP. Cada vez mais, inclusive, esses espaços investem em espaços interativos e exposições e atividades voltadas para o público infantil. 

Entre as opções está o Museu da Língua Portuguesa, que aborda a riqueza e a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e no mundo de forma interativa. E, em períodos especiais como o Dia das Crianças, oferece atividades como contação de histórias, shows musicais, brincadeiras populares e mágica.

Assim como o Museu do Futebol, que conta a história da paixão nacional, esporte queridinho de crianças de todas as idades. Além das salas expositivas, o grande destaque para os menores é o simulador de chute, onde os visitantes podem testar a velocidade de sua jogada. O atrativo está localizado em uma área de 6.900 m² no Estádio do Pacaembu. Portanto é um passeio perfeito para passar pais e filhos esportistas passarem um dia.

Além disso, há também museus voltados para as crianças, como o Catavento. Ali, os pequenos encontram mais de 200 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada segmento do Museu Catavento é projetado com uma expografia que cria ambientes únicos e cativantes. Os visitantes podem explorar diversas atrações, como um borboletário e uma sala de realidade virtual chamada Dinos do Brasil. Além de diversos simuladores, aquários com espécies marinhas, incluindo anêmonas, e peixes tanto carnívoros quanto venenosos. 

Atividades ao ar livre

Quem disse que só tem prédios na selva de pedras? Os parques e espaços abertos de São Paulo vem sendo cada vez mais ocupados pelas famílias. Principalmente nos finais de semana. Além dos tradicionais Parque do Ibirapuera e Avenida Paulista, que já fazem parte de qualquer roteiro pela capital paulista, há opções menos centrais com atrações para todas as idades.

É o caso do Família no Parque, evento que acontece aos sábados, domingos e feriados no Parque Villa-Lobos. A atração tem infláveis gigantes, tirolesa, bungee trampolim, Laser Combat, Jet Boat, parede de escalada, futebol de sabão, e muito mais. 

A entrada para o parque e para o evento é gratuita, com brinquedos acessíveis a partir de R$10. Para maior comodidade, os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente online ou na bilheteria no local, e há pacotes de tickets e opções de VipPass para aproveitar ao máximo as atrações disponíveis das 10h às 18h.

Parques

Além dos parques “naturais”, quem visita São Paulo com crianças pode aproveitar os chamados parques temáticos para um dia de diversão em família. Sem sair da cidade, é possível descobrir um Zoológico e Aquário repletos de atrações.

Mas a criançada também pode se divertir com o Parque da Mônica, considerado o maior parque temático coberto da América Latina. Situado em uma área de 12 mil metros quadrados no Shopping SP Market, na Zona Sul de São Paulo, o local apresenta atrações baseadas em temas que são tanto interativos quanto educacionais. Tudo isso em um espaço projetado para promover a conexão entre pais e filhos. 

Já o Playcenter Family, situado no Shopping Aricanduva, é o destino perfeito para famílias em busca de diversão. O parque temático oferece estacionamento gratuito e adota uma política de entrada livre. O que permite aos visitantes a flexibilidade de carregar seus Playcards com o valor que desejarem e facilita o acesso a uma vasta gama de atrações. 

Projetado para entreter pessoas de todas as idades, o parque conta com atividades que vão desde aventuras radicais até opções mais suaves. Destacam-se atrações como o Disk’o, que proporciona uma emocionante rotação de 360° e deslizamento sobre trilhos; a Sky Tower e a árvore Lolly, que oferecem doses de adrenalina; e a Barca Pirata, que simula uma aventura em alto mar. Para os fãs de diversões clássicas, o parque disponibiliza o carrossel e a Autopista de carrinhos bate-bate, entre outros.

Restaurantes temáticos

São Paulo, com sua rica diversidade gastronômica e cultural, abriga uma variedade de restaurantes temáticos que prometem aventuras culinárias fascinantes para as famílias. Esses lugares proporcionam uma imersão completa em mundos fantásticos e aventuras inspiradas em animais, filmes, personagens fictícios, e até na intrigante atmosfera do universo dos bruxos. 

Porém, se a ideia é simplesmente ter uma refeição bacana aliado a momentos de diversão para os pequenos, há muitas opções de restaurantes com espaço infantil em SP. Muito além dos antigos ambientes com giz e pinturas, hoje esses estabelecimentos oferecem brinquedos e jogos para a criançada se entreter enquanto os pais relaxam escolhendo o almoço ou jantar.

Parques de Trampolins

Os parques de trampolins já são uma febre entre as crianças há um tempo. Muitos, inclusive, escolhem esses ambientes para suas festas de aniversário. E, em São Paulo, há diversas opções de espaços deste tipo em shoppings. Ou seja, enquanto os pais aproveitam a visita à capital paulista para fazer compras, os menores podem pular a vontade!

Entre os destaques estão: o PopHaus, com unidades em Santo Amaro e no Tatuapé, o Impulso Park, na Barra Funda, o Altitude Park, em Moema, Tatuapé e Morumbi. Além do Morumbi Park, que também abriga o maior circuito de infláveis do Brasil.

Confira aqui as promoções de voos de Maceió para São `Paulo para as férias de julho

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..