O Governo do Estado está lançando um novo programa destinado a fortalecer a prevenção da violência nas escolas da rede estadual. Denominado Livro de Ocorrências Virtual (LOV), o sistema permite o registro de incidentes ocorridos no ambiente escolar e será lançado ainda neste mês de abril. 

De acordo com o Governo, o programa tem o intuito de zelar pelo ambiente educacional e garantir as condições ideais para o aprendizado.

Fruto da colaboração entre as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Segurança Pública (SSP), a plataforma integra o observatório de segurança estabelecido em 2023, em resposta às ameaças de ataques às escolas. Contando com a participação de representantes da sociedade e instituições como o Ministério Público Estadual, o LOV busca coletar informações detalhadas sobre cada ocorrência, incluindo casos de bullying.

É com base na sistematização desses dados que as secretarias vão desenvolver ações integradas, mobilizando todas as forças de segurança, como explica o tenente-coronel PM Iran Rego, chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP.

“Essa articulação vai se somar às iniciativas que a Segurança Pública já executa, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), mobilizando, inclusive, a polícia científica. A expectativa é de que o LOV seja lançado já no início deste mês de abril, juntamente com o programa SSP na Escola. Criamos uma plataforma simples e intuitiva, facilitando, assim, o nosso trabalho de orientação junto aos gestores escolares sobre como preencher o livro de ocorrências”, explica o oficial, reforçando a importância da ferramenta no tocante à prevenção.

Pessoas em pé em gramado

Descrição gerada automaticamente

“O LOV vai permitir não somente o monitoramento em tempo real, com vistas à prevenção, mas também a intervenção, in loco, sempre que preciso. E nossos agentes vão atuar considerando, entre outros fatores, a mancha criminal que traduz a incidência dos casos notificados na região em que a escola está inserida”, emenda o oficial, destacando também a criação de uma mesa de segurança que vai se reunir a cada dois meses para fazer apontamentos, recepcionar demandas dos gestores escolares e, havendo necessidade, traçar novas estratégias de prevenção e combate à violência.

Para a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, a iniciativa conjunta chega para robustecer outras ações em curso, a exemplo do programa Coração de Estudante, por meio do qual o Governo de Alagoas contratou 80 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, que passaram a integrar o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico socioassistencial (NEAPSA) da Seduc. O objetivo do programa é trabalhar o desenvolvimento das competências socioemocionais de cada estudante, garantindo as condições necessárias à promoção da saúde mental e ao pleno desenvolvimento do aluno.

“A sociedade está fragilizada desde a pandemia da Covid-19, quando tivemos que conviver com o distanciamento social. Tivemos muitas perdas. Os jovens, em especial, sofreram um impacto muito forte. Por isso é que o Governo de Alagoas desenvolveu mais essa ação, cujo foco é a educação socioemocional dos nossos estudantes, auxiliando-os com mais propriedade nesta fase de novas descobertas e autoconhecimento”, salienta a secretária.

*Com Ascom Seduc