Saúde promove o autocuidado das mães de crianças com síndromes congênitas

27/03/2024 12:55 - Saúde
Por Redação*
Image

A Saúde de Maceió realizou, nesta terça-feira (26), uma roda de conversa para estimular o autocuidado entre mães de crianças acometidas pelas síndromes congênitas causadas por infecção de zika vírus e STORCH (sífilis, toxoplasmose , rubéola,  citomegalovírus e herpes). A atividade, realizada em alusão ao Mês da Mulher, abordou temas sobre saúde, empoderamento e fortalecimento da autoestima feminina.

Na ação, as mães contaram também com orientações em saúde bucal realizadas pela Coordenação de Saúde Bucal. Como complemento da atividade, a SMS disponibilizou, nesta quarta-feira (27), exames citopatológicos para as mães que participaram da roda de conversa. A assistência se deu na Unidade de Saúde da Família Carla Nogueira, localizada no Benedito Bentes, das 8h às 12h.

No decorrer da ação, que aconteceu na Associação Famílias de Anjos do Estado de Alagoas (Afaeal), usuárias tiveram a oportunidade de receber orientações de profissionais de diversas áreas da saúde, que abordaram assuntos sobre saúde da mulher, saúde mental e saúde bucal. A atividade foi coordenada pela Coordenação Geral de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CGASPD).

“Essas mamães são mulheres que lidam com uma rotina extensa e exaustiva todos os dias e, por isso, muitas vezes, tendem a negligenciar o autocuidado. Estamos aqui para motivá-las a olhar para si mesmas e entender que elas precisam parar um pouco para se cuidar, pois só assim terão saúde, alegria e forças para encarar os desafios da vida”, disse a coordenadora-geral de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da SMS, Pamela Mascarenhas.

A ginecologista, Ana Lúcia Ferreira foi uma das palestrantes do dia. Para ela, a ação tem extrema relevância por se tratar de um público que está mais acostumado a cuidar do outro do que se cuidar.

“Estamos diante de mulheres que cuidam de seus filhos com o maior amor do mundo, mas muitas vezes adiam a realização de um exame simples como o citopatológico. Acreditamos que as orientações repassadas, hoje, sobre saúde da mulher pode ser a motivação de que essas mães precisavam para sentir desejo de saber mais sobre como está a própria saúde”, enfatizou a médica.

Saúde mental também esteve entre os temas enfatizados no dia. Para conduzir a palestra, a Saúde contou com o psicólogo, Djalma Lopes.

“Nosso objetivo foi trazer um resgate motivacional para alavancar esse autocuidado que deve ser refletido como necessidade urgente para o bem-estar de todas as mães de crianças com algum tipo de deficiência. Para que isso ocorra, é necessária a desconstrução da ideia patriarcal de que a mulher deve ocupar apenas o lugar de servir ao outro, ressignificando esse conceito para conduzir essa mãe ao lugar de ser humano, como todos os outros, que têm necessidades, desejos e que pode, sim, servir a si mesma e não só àqueles que a rodeiam”, destacou o profissional.

 

*Com Ascom SMS

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..