Polêmica em torno de obra literária clássica mobiliza mães de escola particular de Maceió

27/03/2024 16:40 - Geral
Por Lucas Roberto*
Image

Uma polêmica envolvendo o clássico “O Meu Pé de Laranja Lima” ganhou repercussão durante a semana, depois que um grupo de mães de alunos de uma escola particular em Maceió solicitou que fosse retirada a obra literária da grade curricular de uma das turmas. Segundo as mães, o livro teria conteúdo inadequado para a faixa etária de seus filhos, que têm entre 8 a 9 anos.

Em contrapartida, outras mães alegaram que a escola errou em retirar o livro, já que é um livro bastante popular na literatura brasileira.  

O livro “O Meu Pé de Laranja Lima” foi escrito pelo autor José Mauro de Vasconcelos e conta a história do menino chamado Zezé que cria um mundo fantasia para se refugiar das dificuldades da vida. O livro foi publicado pela primeira vez em 1968.

A escola foi procurada por nossa reportagem e emitiu uma nota sobre o caso:

"Após revisão da equipe pedagógica, a escola retirou da relação de paradidáticos a versão em quadrinhos da obra “Meu Pé de Laranja Lima”. O texto, que é uma adaptação, é indicado para faixa etária a partir de 10 anos. Como os estudantes do 4º ano têm entre 8 e 9 anos, fez-se necessária a revisão. Esclarecemos que a escola abraça a literatura brasileira e os seus clássicos e reconhece o valor literário inestimável da obra e o seu impacto ao longo de várias gerações desde a publicação do original em 1968."

Em resposta ao Cada Minuto, a escola também informou que a obra literária “O Meu Pé de Laranja Lima” não foi banida e que outros alunos mais maduros e de turmas mais avançadas continuarão trabalhando com ele em versões e edições adequadas para a idade.

 

*Estagiário sob supervisão da editoria. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..