Lideranças comunitárias do agreste alagoano aprendem sobre riscos e perigos da energia elétrica

27/03/2024 17:13 - Municípios
Por redação
Image

Ação promovida pela Equatorial Alagoas visa contribuir com a redução de casos de acidente de origem elétrica e disseminar informações de utilidade pública

Orientações sobre o uso adequado e seguro de energia elétrica, riscos e perigos das ligações clandestinas e acesso à programas sociais que concedem descontos de até 65% na conta de luz. Esses foram alguns dos assuntos abordados pela Equatorial Alagoas no 2° Giro Equatorial – Edição Líderes Comunitários, realizado em Arapiraca para representantes de municípios do Agreste alagoano. 

O evento ocorreu no auditório da Distribuidora, localizado no bairro Brasiliana, em Arapiraca, contou com a presença de cerca de 40 lideranças comunitárias dos municípios de Campo Alegre, Taquarana, Craíbas, Coité do Noia, Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano, Limoeiro de Anadia e de diversos bairros de Arapiraca. O principal objetivo é aproximar a Distribuidora das lideranças, que atuam nos bairros e comunidades de Alagoas.

“Foi um momento muito enriquecedor para nós do Movimento Comunitário, que tivemos a oportunidade de ver de perto e conhecer o que a empresa tem feito em benefício da população, a exemplo da preocupação com os riscos da energia elétrica, dos investimentos em melhorias do sistema elétrico e dos diversos programas voltados a população baixa renda. Saímos muito felizes e satisfeitos por ver a responsabilidade social da empresa com a população e os consumidores”, mencionou Barbosinha, representante do bairro Brasiliana, em Arapiraca, e presidente da União das Associações dos Moradores do Agreste Alagoano (UNAMAA). 

Najda Nunes, representante do bairro Brasília, em Arapiraca, também parabenizou a Distribuidora pela iniciativa. “Foi um momento muito bom! Eu nunca vi uma ação semelhante a essa em Arapiraca. Uma iniciativa muito importante e necessária. Os conhecimentos que tivemos aqui e todas as orientações que foram passadas serão transmitidas para nossas comunidades, para que eles também possam conhecer os serviços e utilizar a energia com segurança dentro de suas casas”, ressaltou a participante. 

Cuidados com energia elétrica

Segundo os dados da Abracopel, em 2023 foram registrados 986 acidentes de origem elétrica no Brasil. Desse total, 674 foram fatais. Preocupada com o aumento de ocorrências no estado, os gestores da distribuidora fizeram questão de evidenciar durante todo o evento, os riscos e perigos com a eletricidade dentro e fora de casa e como a população precisar estar atenta a toda hora para evitar fazer parte dessa triste estatística. 

SIMULADO - As lideranças comunitárias também participaram de uma simulação de acidente com fio partido, envolvendo veículo automotivo, onde puderam tirar dúvidas e colocar em prática as dicas de segurança passadas pelos gestores, a exemplo de como sair de uma situação dentro de um veículo energizado.  

“Falar de segurança nunca é demais. E hoje pudemos compartilhar um pouquinho do nosso conhecimento para que eles possam ser multiplicadores de boas práticas e contribuam com a diminuição de acidentes de origem elétrica em nosso estado. Foi um momento muito legal, dinâmico e interativo”, mencionou o engenheiro de segurança do trabalho da Equatorial, Matheus Andrade.   

Furto de Energia - Durante o evento, os participantes também foram orientados sobre os perigos das ligações clandestinas e do furto de energia, que, além de poder causar acidentes graves à população, piora a qualidade do fornecimento de energia e também onera os consumidores em geral, já que o valor desse desvio é repassado para tarifa de energia.

“O evento foi um sucesso e a sensação é de dever cumprido, pois eu sei que eles conseguiram absorver a essência dessa nossa iniciativa, que trouxe como foco alguns dos nossos pilares, a exemplo da segurança, transparência e dedicação ao cliente. Continuaremos percorrendo outros municípios alagoanos e buscando levar informação e conhecimento sobre nossa atuação e projetos que transformam vidas”, finalizou Luciana Carmo, gerente de relacionamento com o cliente da Distribuidora, que também participou do Giro Equatorial. 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..