A Sefaz Maceió está de plantão especial para o IPTU 2024 nesta quinta-feira, dia 28

27/03/2024 11:50 - Maceió
Por Redação*
Image

Vence amanhã, dia 28, a cota única com 10% de desconto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024, assim como a primeira das dez parcelas do IPTU, sem desconto. As guias podem ser emitidas pela internet, no site online.maceio.al.gov.br/n/iptu2024, informando o número de inscrição imobiliária ou o CPF do titular e o CEP da localidade.

Nesta quinta-feira, que é um feriado municipal, a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) terá um horário especial de funcionamento, das 8h às 14h, dedicado exclusivamente ao atendimento relacionado ao IPTU 2024. Outros serviços não estarão disponíveis neste dia. As guias podem ser obtidas na sede da secretaria, localizada na rua Pedro Monteiro, 47, Centro, próximo à Praça dos Palmares.

Os contribuintes ainda podem comparecer à Secretaria nesta quarta-feira (27), até às 16h para imprimir a guia gratuitamente no setor de autoatendimento da Secretaria. Também é possível baixar a guia com a ajuda da Roberta, a atendente virtual da Sefaz, disponível no online.maceio.al.gov.br.

O IPTU pode ser pago via Pix, código de barras, copia e cola e boleto impresso. Além disso, a Prefeitura encaminhou às residências dos contribuintes os novos boletos do IPTU deste ano, contendo as 10 parcelas, sem o desconto, e a cota única com 10%. Os boletos foram enviados apenas para os imóveis que ainda não quitaram o IPTU.

O IPTU é um imposto municipal que angaria fundos para obras e políticas públicas em benefício de toda a população, cobrindo áreas como saúde, educação, infraestrutura e prestação de serviços. O desconto concedido pela Prefeitura é um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais do Brasil, tanto em termos de porcentagem quanto de prazo de vencimento, superando outras capitais.

O não pagamento deste imposto pode resultar na inclusão do débito em dívida ativa, acarretando sérias consequências para o proprietário do imóvel, incluindo cobranças judiciais, bloqueio de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel. Além disso, podem ser aplicados juros e multas por atraso.

 

*Com Ascom Sefaz

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..