Vacinação contra a Influenza se estende até 31 de maio; confira público-alvo

26/03/2024 10:13 - Saúde
Por Redação*
Image

A Campanha de Vacinação contra Influenza de 2024 em Alagoas começou na segunda-feira (25) e vai até o próximo domingo, 31 de maio. Nesta edição, o Ministério da Saúde (MS) ampliou o público-alvo para 19 categorias, conforme estudo do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Neste ano, além das crianças de seis meses a menores de seis anos, serão vacinadas também as crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos. É importante destacar que as crianças que receberão a vacina pela primeira vez precisarão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas.

Também podem se vacinar contra a Influenza: os trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior e os povos indígenas. A Campanha de Vacinação contra Influenza de 2024 é voltada ainda para os idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento; e profissionais das Forças Armadas.

Ainda com relação à Campanha de Vacinação contra Influenza deste ano, as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade) devem ser vacinadas. A ação de prevenção contempla, ainda, as pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre 12 e 21 anos.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, todos os integrantes do público-alvo devem ser vacinados, uma vez que a vacina é a forma mais eficaz de evitar a Influenza. “Ela é uma doença que se caracteriza como uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, por isso é necessário se prevenir”, ressaltou o gestor da saúde estadual.

 

*Com Agência Alagoas

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..