Curso inédito no IRES vai preparar pessoas surdas para o concurso da Caixa

25/03/2024 11:10 - Maceió
Por redação
Image

 

As aulas começam no próximo dia 1° de abril e vão até 23 de maio.

Em mais uma ação inovadora voltada para a inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho, o  Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES) lançou, de forma pioneira, o  Curso Preparatório Inclusivo para surdos que queiram prestar o concurso da Caixa Econômica Federal.  

O preparatório vai contar com aulas presenciais acessíveis em Libras e acontecerá de segunda a quinta, das 19h às 21h, entre 1º de abril e 23 de maio, na sede do instituto, em Maceió.

Estão sendo ofertadas 50 vagas para pessoas surdas que concluíram o Ensino Médio. Com carga horária  62 horas, o curso abordará as seguintes disciplinas:   Atendimento Bancário, Conhecimento e Comportamentos digitais, Conhecimentos Bancários, Matemática financeira, Conhecimento em TI, Comportamento ético e compliance e Língua Portuguesa.

A iniciativa surgiu de uma parceria firmada entre o IRES e a Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal em Alagoas (AGECEF/AL). Com isso, as disciplinas requeridas pelo edital serão ministradas por técnicos e gestores da Caixa.

As inscrições estão sendo feitas por meio de um formulário online (acesse aqui). O link de acesso também está no perfil do IRES no Instagram, o @iresinstitutobilingue.

A oportunidade, segundo Iraê Cardoso, superintendente da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) - instituição mantenedora do IRES –, reforça o trabalho feito a partir do compromisso com a educação e a empregabilidade da pessoa surda.

“Mais uma vez, a AAPPE e o IRES inovam trazendo soluções para a vida da pessoa surda, ressignificando a inclusão e rompendo a invisibilidade. Foi sob essa realidade difícil e excludente que conseguimos encaminhar mais de 5 mil pessoas ao mercado de trabalho, motivando a integração dos surdos na sociedade”, destacou Iraê, que também é idealizadora do IRES.

Nas últimas três décadas, milhares de surdos foram preparados e encaminhados ao mercado de trabalho, outros foram capacitados em Língua Brasileira de Sinais e dezenas de intérpretes/tradutores em Libras foram qualificados pelo IRES. Além disso, a instituição também presta consultoria e possui equipes de intérpretes que atuam em projetos acessíveis.

A sede do IRES, onde as aulas acontecerão, fica na Av. Dr. Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), n° 66, na Jatiúca, em Maceió.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..