Reportagem alagoana sobre projeto apoiado pela Fundepes ganha Prêmio Andifes de Jornalismo

23/03/2024 08:04 - Educação
Por Assessoria
Image

Reportagem sobre o projeto das Expedições Científicas do Baixo São Francisco, iniciativa de pesquisadores da Ufal que têm apoio e gestão da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), foi o grande vencedor nacional do Prêmio Andifes de Jornalismo de 2023, nas categorias Ensino Superior e Educação Básica, respectivamente. O anúncio da conquista foi feito na noite de sexta-feira (22), em Brasília.

A reportagem sobre a expedição, que recebeu o Prêmio Andifes de Jornalismo de 2023, foi assinada pelos jornalistas José Amorim Neto e Aldo Correia. A matéria, sob o título “Pesquisadores da expedição científica analisam redução de peixes no Rio São Francisco”, foi veiculada na 2ª Edição da TV Gazeta de Alagoas, filiada à TV Globo. Também fazem parte da equipe da reportagem os profissionais Paulo Lima (produção) e Claudio Dutra e Yuri Pacheco (edição).

O Prêmio Andifes de Jornalismo de 2023 é a maior distinção jornalística da América Latina sobre ensino superior e educação básica, estimulando o debate e reforçando a importância da educação para o desenvolvimento e futuro do país. De acordo com Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e presidente do Conselho Deliberativo da Fundepes, a conquista do prêmio é um reconhecimento grandioso da grande qualidade do jornalismo alagoano e, também, dos projetos gerenciados pela Fundação.

“Esta brilhante vitória de Amorim Neto, Aldo Correia, da TV Gazeta e de sua equipe comprova que Alagoas tem um dos melhores jornalismos do Brasil, com profissionais que conquistam diversos prêmios nacionais por sua competência e inovação. E, também, ao apresentar ao mundo um dos grandes projetos gerenciados por nossa Fundepes, divulga uma das principais iniciativas de pesquisa e inserção social científica de nossa Ufal, que são as chamadas Expedição do São Francisco”.

As chamadas Expedições Científicas do Baixo São Francisco surgiram com o objetivo de bioprospectar, conhecer e divulgar a situação do Baixo São Francisco, quanto aos aspectos sociais de comunidades ribeirinhas, comunidades de pescadores, situação da pesca, identificar os impactos e a qualidade da água do rio, a ictiofauna, problemas ocasionados pelo represamento, assoreamento e desmatamento, entre outros.

A reportagem premiada mostrou que, no decorrer de 10 dias de expedição, o grupo de pesquisadores de universidades públicas analisou a situação de várias espécies de peixes nativos do Rio São Francisco e realizou um estudo em que apresenta propostas para evitar a extinção desses animais aquáticos e garantir o sustento dos povos ribeirinhos moradores da região.

Criada em 23 de maio de 1989, a Andifes é a representante oficial das universidades federais do Brasil na interlocução com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com as associações de técnico-administrativos, de professores, de estudantes e com a sociedade em geral. A instituição reúne 69 universidades federais associadas em todo o país e mais 2 institutos federais.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..