Participação de Maceió no Smart City Expo destaca o papel da comunidade em cidades sustentáveis

22/03/2024 10:20 - Maceió
Por Redação*
Image

Durante evento em Curitiba (PR), nesta quinta-feira (21), Antonio Carvalho, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), enfatizou a necessidade de engajar a comunidade na promoção de cidades sustentáveis e integradas.

Carvalho participou do painel "(Re)criando Cidades de forma verde: é possível?", dentro da programação do Smart City Expo Curitiba, o segundo maior evento de cidades inteligentes do mundo, que começou na quarta-feira (20) e termina nesta sexta-feira (22).

Durante sua fala, o presidente do Iplan destacou que o urbanismo deve estar intimamente ligado às experiências e expectativas dos habitantes, reconhecendo o papel central da comunidade na moldagem do futuro das cidades. Carvalho ressaltou a necessidade de abordar integralmente a complexidade da vida social e de desenvolver políticas urbanas que elevem a qualidade de vida e promovam a equidade social e a justiça.

Além disso, o presidente do Iplan ressaltou a valorização da identidade cultural e histórica das cidades, sugerindo a implementação de oficinas comunitárias e pesquisas de campo para entender as demandas e aspirações locais. Segundo Carvalho, o desenvolvimento de cidades vibrantes e unificadas exige que o ambiente urbano incorpore as particularidades e a essência de seus residentes.

"Planejar a cidade pensando na organização do território, com foco em transporte, mobilidade e acessibilidade, é fundamental para a promoção da qualidade de vida", afirmou Carvalho, ressaltando a importância de um planejamento urbano que atenda às demandas da população e promova a sustentabilidade ambiental e social.

Antonio Carvalho foi um dos palestrantes do painel "(Re)criando Cidades de forma verde: é possível?" que teve a participação, ainda, de Marcela Mondino, Directora Programática da Fundación Avina, de Córdoba (Argentina); André Agra, Coordenador do Espaço Cidadania Digital, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), de Campina Grande (PB); e Valentina de Marco, Coordinadora Alianzas y Proyectos Internacionales Red Argentina de Municipios frente al Cambio Climático (RAMCC), de Rosario (Argentina).

A presença do presidente do Iplan no Smart City Expo Curitiba, um espaço para debater os desafios e oportunidades do desenvolvimento de cidades inteligentes, realça o compromisso da Prefeitura de Maceió em impulsionar a inclusão social e a transição digital em direção a uma cidade mais inteligente e sustentável.

 

*Com Ascom Iplan

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..