Equatorial dá dicas de uso adequado da energia durante nova onda de calor

22/03/2024 11:56 - Notícias
Por Assessoria
Image

Mesmo com a chegada do outono, Alagoas deve enfrentar novas ondas de calor até a chegada do inverno. O calor extremo, sentido em diversos municípios alagoanos, também é um alerta dentro de casa, pois as altas temperaturas podem impactar diretamente no aumento do consumo da energia elétrica. Por isso, é importante ficar atento a comportamentos de rotina para ajudar no uso adequado da energia elétrica.

Para orientar os alagoanos, a Equatorial Alagoas preparou algumas dicas que podem ser utilizadas a toda hora para ajudar a população a enfrentar as constantes mudanças climáticas, minimizando os gastos gerados a partir do uso de aparelhos domésticos.

O executivo de Serviços Técnicos Comerciais da Equatorial, Iury Lemos, explica que é preciso ficar muito atento ao consumo de energia nos períodos mais quentes, pois com o calor, é natural a mudança no comportamento e as pessoas passam a utilizar mais os equipamentos de forma inconsciente.

Equipamentos de refrigeração

Uma dica essencial para evitar o desperdício de energia é aproveitar a luz natural e não deixar lâmpadas acesas durante o dia, especialmente em áreas externas. Para quem utiliza equipamentos de refrigeração como bebedouros de água, ar-condicionado, freezer e geladeiras, a atenção é redobrada, pois, com as altas temperaturas esses equipamentos costumam trabalhar em potência máxima para “sugar o calor” em seu interior e manter a câmara interna resfriada.

“Mesmo que os clientes continuem utilizando os equipamentos da mesma maneira, o calor exige mais de alguns aparelhos, já que as paredes e os ambientes permanecem quentes. O ar-condicionado, por exemplo, leva mais tempo para chegar a temperatura ideal durante períodos mais quentes. E é esse tempo extra de consumo de energia que vai provocar o aumento na conta”, menciona o Iury.

É importante estar atento também para desligar as luzes e os equipamentos de ventilação ou refrigeração sempre que sair dos ambientes. Além disso, o ato de retirar da tomada equipamentos que não estão em uso no momento, como por exemplo micro-ondas, máquina de lavar e aparelhos de televisão, também ajudam a reduzir o valor na conta de energia, pois os aparelhos que ficam em modo stand-by continuam consumindo energia mesmo desligados.

Outra dica é só abrir a geladeira quando realmente precisar. “O simples ato de abrir e fechar o refrigerador com frequência aumenta o consumo de energia. Também é preciso ficar atento e não instalar a geladeira próxima a locais quentes, como fogões ou exposta ao sol. Outro ponto é conferir regularmente se as borrachas de vedação estão em bom estado e nunca estender roupas ou panos na parte de trás do equipamento”, enfatizou.

Feriados e datas comemorativas

A Semana Santa se aproxima, e é comum que os alagoanos reúnam amigos e familiares para celebrarem o momento juntos. Mas é preciso uma atenção especial no uso adequado da energia para evitar surpresas na conta de luz.

O fato das altas temperaturas coincidir com o período de feriados também contribui para uma elevação do consumo de energia nesta época do ano. “Nesse período, a rotina da casa costuma mudar completamente. Mais pessoas utilizando equipamentos como lâmpadas, ventiladores, ferro de passar, TVs, condicionadores de ar, por isso, ficar atento e não deixar, por exemplo, os equipamentos ligados quando não houver ninguém no ambiente, pode fazer total diferença”, explica o executivo.

Além de seguir todas as dicas anteriores é de extrema importância envolver toda a família na economia e na prática do uso adequado da energia elétrica para que todos sigam os mesmos propósitos. Principalmente as crianças, para que elas já cresçam sabendo o quanto é importante não desperdiçar energia elétrica considerando que boa parte faz o uso de tvs, computadores, celulares e videogames.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..