Só os partidos com consistência eleitoral obterão êxito eleitoral nas eleições proporcionais de 2024 em Maceió.

21/03/2024 15:02 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

A cada ano eleitoral, ocorre a chamada "janela partidária", um período de 30 dias para que os parlamentares possam mudar de partido sem que percam o mandato e, para as eleições municipais de 2024, o prazo será encerrado no dia 5 de abril.

  Dessa maneira, os vereadores que compõem a base de apoio do prefeito JHC, na sua ampla maioria, estão se filiando ao PL, partido presidido pelo prefeito de Maceió. Assim, o chapão que está sendo construído tem uma projeção de eleger entre 12 e 14 vereadores das 27 vagas em disputa.

  É bom lembrar que, para o pleito de 2024 em Maceió, em virtude do aumento do número de vagas para 27 e tomando como base o quociente eleitoral das eleições de 2022 na capital, um partido precisará atingir a marca de 14.000 votos para eleger um vereador. Vale ressaltar, que cada partido poderá apresentar até 28 candidatos para a disputa.

  Convém lembrar que, além do chapão do prefeito JHC, o MDB dos Calheiros, está montando uma chapa forte para o pleito e com a possibilidade real de eleger a segunda maior bancada para a câmara municipal.

  Diante de tudo isso, é importante que se tenha a clareza de que uma disputa eleitoral é jogo bruto e, para que um partido obtenha êxito no pleito de 2024, precisará de efetiva consistência eleitoral.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..