PL confirma chapão na disputa pelas cadeiras da Câmara de Maceió

19/03/2024 14:13 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL, terá uma estratégia para eleger entre 12 a 14 vereadores na capital alagoana: reunir dentro da legenda pessoas dos mais diversos espectros políticos, incluindo até mesmo o “ex-petista” Cléber Costa. 

 

Na lista, estão também nomes que saíram do PSB (um partido de esquerda) para o PL: é o caso dos vereadores Fábio Rogério e Rodolfo Barros, que passam a integrar o bloco do “chapão” liberal. 

 

Mas, como essa questão de identidade ideológica sempre foi uma bagunça em Alagoas, não por acaso, um político de espectro de centro-direita, o vereador Eduardo Canuto, estava na Federação formada pelo PV, PCdoB e PT. Agora, Canuto passa a estar em uma legenda onde se sente mais em casa: o PL. 

 

O ex-emedebistas Chico Filho e Luciano Marinho também chegam ao PL, deixando a legenda comandada por Renan Calheiros para estar no “barco” de JHC. Há a previsão de que o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Netto (MDB), tenha o mesmo destino dentro do prazo da “janela partidária”. 

 

Brivaldo Marques é outro vereador emedebista aguardado pelo PL.

 

Outros nomes, que não podem ser definidos por questões ideológicos, também chegam à agremiação: Marcelo Palmeira (ex-Podemos) e Cal Moreira (ex-PV). 

 

Eles se somam a Siderlane Mendonça e Leonardo Dias, que já se encontravam na sigla. Por sinal, Dias foi o primeiro da turma, pois saiu do PSD para o PL logo que Jair Bolsonaro se filiou à legenda, ainda em 2022, chegando até mesmo a comandá-la no Estado, antes do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, ter assumido o posto de presidente estadual do PL.

 

Dos nomes com mandato, Leonardo Dias é o único que se pode realmente classificar como “bolsonarista” ou “conservador direitista”. 

 

Para reforçar o time e chegar à conta de eleger até 14 vereadores, o partido ainda será reforçado com “apostas” que não possuem mandatos, como Caio Bebeto, filho do deputado estadual Cabo Bebeto (PL); Jonathan Omena; Neto Andrade; Ib Brêda; Alan Balbino; dentre outros. 

 

Isto mostra que o PL de Alagoas tem uma estratégia diferente da maioria dos diretórios do PL espalhados pelo país, que focam em construir uma sigla totalmente alinhada com Bolsonaro. Por aqui, o que vale é o projeto de JHC para enfrentar os Calheiros, não apenas nesta eleição, mas já pensando em um futuro próximo...

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..