Apresentada nesta sexta-feira (15), a requalificação do Porto de Maceió é uma iniciativa da prefeitura da capital que busca ampliar a urbanização do espaço, integrando mais da população da cidade com o Porto, que hoje está localizado no bairro do Jaraguá. A solenidade contou com a presença do Prefeito de Maceió, JHC, que esteve ao lado do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, Ministro de Portos e Aeroportos, Silva Costa, o Senador do Estado de Alagoas, Rodrigo Cunha e o administrador do Porto de Maceió (APMC), Diogo Holanda.

O novo espaço que se inicia no Porto, em Jaraguá, e termina na Praia da Pajuçara, terá 24.70133 m² e prevê a construção do calçadão, academia, playground, ciclovia, deck para paisagismo, mobiliário de playground em madeira, pista de cooper e vegetação de médio e grande portes, além de contar com sete espaços de contemplação da paisagem do local.

O secretário Municipal de Infraestrutura, Lívio Fontenelle, afirma que será mais um espaço de lazer e turismo. Ele também explica que o prazo de execução é de um ano, no qual querem adiantar as obras em prol da capital. 

O prefeito de Maceió, JHC, explica que essa obra vem com a função de abrir os olhos para a potência turística e econômica do Jaraguá. “Um projeto ainda maior, ainda melhor e que vai pode entregar ainda mais oportunidade para a nossa gente. Sendo um link direto entre o bairro da Pajuçara e, o querido e honroso, Jaraguá, onde tudo começou na nossa cidade.”

Além disso, JHC pontua que o Porto é uma entrada para a cidade e que deve ser urbanizada para bem receber as pessoas que passam pela área durante todo o ano. “29 navios de cruzeiro, mais de 100 mil pessoas embarcaram ou passaram por aqui, gerando mais renda e recursos para nossa economia.”, afirma.

O prefeito continua dizendo que hoje, para Maceió, o desenvolvimento é importante, porém necessariamente, o desenvolvimento da indústria turística, que atualmente, já gerou mais de 200 mil empregos formais. Ele destaca a importância de acreditar na força do turismo da cidade.

“Nós precisamos acreditar na força da indústria do turismo, nós temos leitos suficientes, nós estamos preparando nossa infraestrutura para receber todos bem e nós temos um povo que tem a natureza de acolhimento, de calor humano, de empatia, da gentileza pelo próximo, que nos coloca em outro patamar em relação a outras cidades turísticas.”, fala JHC.

Arthur Lira afirmou que o Porto de Maceió é uma estrutura que afeta o crescimento de todos municípios que regem a região metropolitana da capital. “Fizemos um Distrito Industrial em Marechal Deodoro e Pilar que sofre influência do Porto de Maceió.”, afirma o Presidente da Câmara.

Assim como, JHC, reforça a importância da independência do Porto e da valorização do espaço do bairro do Jaraguá. “Hoje é um dia de felicidade para o Estado, para a Prefeitura, o setor turístico e tudo que possa se desenvolver a partir desse ato.”, finaliza Lira.