A Prefeitura de Maceió finalizou os serviços de instalação de blocos defletores no muro de contenção da orla da Jatiúca, no ponto próximo à lagoa da Anta. A ação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) consistiu em acrescentar ao muro mais uma camada de blocos, desta vez, para defletir a água do mar. Ou seja, impedir que a onda se sobreponha à contenção.

“Quando a onda bate no muro, ela retorna para o mar e não ultrapassa para o calçamento”, explica o engenheiro fiscal da obra, Cícero Rocha.

O profissional informa a diferença entre os blocos defletores, instalados na última camada, e os hexagonais, usados para montar o muro. “Os defletores cumprem a função de impedir que a onda passe por cima do muro, enquanto os hexagonais impedem que a maré avance ou cause erosão no local”, afirma.

O serviço complementar foi executado após o local registrar uma grande maré com altura de 2.4 metros, entre os dias 10 e 11 de fevereiro deste ano. Os fortes ventos daqueles dias geraram ondas grandes.

Somado a isso, devido ao trecho do calçadão naquele ponto ser o mais baixo de toda a orla de Maceió, fragmentos da onda passaram por cima do muro de contenção e a areia da praia foi levada para a calçada.

Segundo o engenheiro, o muro de contenção montado com anéis hexagonais não sofreu danos com a movimentação atípica do vento e do mar.

O engenheiro reforçou, ainda, que foi a existência do muro que impediu que a estrutura local fosse atingida com mais intensidade pela maré.

Em breve, o local será urbanizado com plator superior para, em seguida, ser plantada vegetação rasteira para atenuar o transporte de areia pelo vento.

*Com Assessoria