A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) só em fevereiro retirou um total de 245 toneladas de entulho em mais de 2 km de galerias distribuídas em 25 vias situadas em 14 bairros da capital.
A assessoria de Comunicação da pasta explicou que a iniciativa tem como principal objetivo prevenir alagamentos durante o período chuvoso, garantindo o escoamento da água das chuvas e a segurança da população.
Os serviços beneficiaram diretamente moradores do Centro, Ponta Grossa, Jatiúca, Cruz das Almas, Farol, Pajuçara, Mangabeiras, Clima Bom, Benedito Bentes, Guaxuma, Ipioca, Rio Novo, Village Campestre, Santo Amaro e Fernão Velho.
“A desobstrução das galerias é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem urbana e evitar transtornos maiores à população durante o período chuvoso”, destaca o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas.
Rodas reforça, ainda, a importância da conscientização da população, para que não descartem irregularmente o lixo. “Pedimos a colaboração de todos para evitar o descarte irregular de lixo nas ruas e bocas de lobo, o que pode ocasionar obstruções nas galerias e provocar alagamentos", acrescenta.
No ano passado, a Seminfra promoveu um conjunto de ações de drenagem para melhorar o escoamento das águas pluviais na cidade, que resultaram na retirada de mais de 3,5 toneladas de entulhos das tubulações de drenagem, com o auxílio de caminhões de hidrojateamento e robôs de inspeção, um aumento de quase 200% em relação ao ano anterior.
*Com assessoria










