Após reclamarem da poluição sonora provocada por paredões de som, moradores da região da Praia do Miaí de Baixo, em Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, enalteceram a atuação da Polícia Militar e da Superintendência Municipal Transporte e Trânsito (SMTT) durante o Carnaval.

Na sexta-feira (9), alguns moradores reclamaram e disseram estarem incomodados com o som de um paredão que permaneceu durante toda a madrugada do sábado (10). A Polícia Militar chegou a ser acionada, mas quando a guarnição deixou o local a situação continuou.

No entanto, segundo moradores, nos demais dias de Carnaval, a PM e a SMTT realizaram ações positivas na região para evitar a perturbação do sossego e a poluição sonora provocada pelos paredões.

“Nesses 30 anos que temos casa no Miaí, este foi o Carnaval mais tranquilo. Quero parabenizar a PM, aSMTT, e a Prefeitura de Coruripe. Se continuar assim nos outros feriados vamos voltar a utilizar nosso paraíso e consequentemente valorizar a praia", afirmou Anderson, que tem uma casa na Praia do Miaí de Baixo.

Além da PM e da SMTT, a ação para conscientizar a população também envolveu o Ministério Público.

De acordo com o comandante da 9ª Companhia Independente da PM, major Marcus Aurélio Ribeiro, o Carnaval foi tranquilo no Miaí de Baixo e os policiais não tiveram problemas, nem encontraram dificuldades na ação e no patrulhamento.

O que fazer em caso de perturbação do sossego?

As denúncias de perturbação do sossego podem ser feitas através do número 190, da Polícia Militar. As ocorrências podem ser atendidas por qualquer guarnição da Polícia Militar, que ao constatar a perturbação, adotará as medidas cabíveis. 

Havendo reincidência, o aparelho é apreendido. Depois, os infratores participam de uma audiência no Juizado Criminal Especial da Capital, onde caberá ao juiz avaliar se eles poderão ter o equipamento de volta ou não.