Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Mais de 76 milhões de pessoas, é o número de telespectadores que atualmente sintonizam na Rede Globo todos os dias, conforme divulgado pela emissora, que em abril completará 58 anos e hoje ocupa a posição de segunda maior emissora do planeta, atrás apenas da norte americana ABC, cujo dono é o grupo Disney. 

Serão nestas condições grandiosas que Maceió será o centro da audiência por até 1h15, período máximo que a Beija-Flor terá para apresentar seu samba-enredo na Sapucaí, no próximo domingo (11), a partir das 23h15. 

No “país” chamado Nordeste, cuja cultura, grosso modo, é difundida de forma regionalizada, a oportunidade de exaltar, com a devida importância, as especificidades da cultura alagoana para um público colossal é uma sacada precisa, para não dizer excelente. 

Isto porque quando a terceira maior escola de samba do Rio de Janeiro (em termos de títulos conquistados), apresentar a história de Benedito dos Santos, mais conhecido Rás Gonguila, Maceió terá conquistado espaço privilegiado no imaginário popular de uma maneira única, do tamanho do prestígio que dispõe o carnaval e a própria Beija-Flor.

Uma importância que perpassa a audiência televisiva e chega às mídias digitais, de maneira ainda mais eficiente em ganhos para o turismo de Maceió do que o que qualquer propaganda tradicional poderia alcançar, em termos de visibilidade absoluta. 

Estar inserido de forma central na maior festa popular do mundo de maneira estratégica demonstra expertise em planejamento local. Uma política que converge positivamente com o crescente investimento privado na malha área com destino a Maceió anunciado recentemente pela Azul Linhas Aéreas.