O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) emitiu uma nota à imprensa esclarecendo que o parque de diversões onde uma mulher foi arremessada de um brinquedo nessa sexta-feira (2), não possuía alvará de funcionamento.

Relembre o caso: Vídeo: Mulher fica ferida após ser arremessada de brinquedo em parque de diversões, no Pilar

O CBMAL expressou solidariedade à família da vítima, destacando que suas equipes não estiveram envolvidas no atendimento ao acidente. Além disso, o comunicado ressaltou que o LynkemPark não possui um alvará de funcionamento emitido pela instituição.

Conforme a nota, em 17 de janeiro de 2024, o gerente do LynkemPark compareceu ao posto de atendimento da CENTRAL JÁ - Pátio Shopping, apresentando documentação parcialmente conforme e buscando orientações sobre certidões pendentes ou vencidas para a obtenção do alvará de funcionamento. No entanto, durante a análise dos documentos fornecidos, foram identificadas lacunas que impediram a emissão do Alvará Simplificado do Corpo de Bombeiros (ASCB), necessário para o agendamento da vistoria técnica no local.

O CBMAL destaca que, após esse encontro, não houve comparecimento subsequente do responsável pelo empreendimento ao posto de atendimento ou à Gerência de Atividades Técnicas para dar continuidade ao processo de regularização. A instituição segue a Instrução Técnica Nº 03/2022 (IT-03), que estabelece diretrizes e procedimentos para a emissão de certidões e alvarás de funcionamento, enfatizando a necessidade de planejamento antecipado por parte dos organizadores de eventos.

A nota ainda ressalta que, para eventos dessa magnitude, o prazo para protocolar o laudo técnico circunstanciado, emitido por profissional habilitado, é de, no mínimo, dois dias úteis antes do evento. O CBMAL reitera seu compromisso com a segurança da população, do patrimônio e do meio ambiente, orientando pelo cumprimento das normas técnicas e regulamentações estabelecidas.

“O CBMAL reitera seu compromisso com a segurança da população, do patrimônio e do meio ambiente, orientando sempre pelo cumprimento das normas técnicas e regulamentações estabelecidas. Continuamos à disposição para fornecer as orientações necessárias para a regularização de empreendimentos e eventos, visando a segurança de todos os envolvidos. Em caso de denúncia, favor contatar o número 181”, finaliza a nota.