Criação de estatal federal em Alagoas pode abrir mais uma disputa política entre Lira e Renan

22/01/2024 13:04 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

De acordo com matéria do Estadão, foram retomadas – em Brasília (DF) – as discussões sobre a criação de mais uma estatal do governo federal.


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula (PT), pensa em dividir a Companhia das Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que é – atualmente – responsável pelos portos do Rio Grande do Norte e de Alagoas.


A proposta é dividir a companhia e criar uma estatal que seja responsável pelo Porto de Maceió.


Com isso, evidentemente, crescem os olhos para o comando da nova empresa.


Eis que pode nascer mais um embate entre um dos principais articuladores do “Centrão”, o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas); e o senador Renan Calheiros (MDB).


O Estadão afirma – na matéria jornalística – que nos bastidores do Ministério da Gestão e Inovação e do Ministério de Portos e Aeroportos já é dada como certa a indicação de Lira. Porém, na mesma reportagem, o deputado federal nega que esteja por dentro destas discussões da divisão da Codern e que tenha feito indicações.


Em outubro deste ano, o deputado federal Paulão (PT) – em uma matéria da Tribuna Independente – falou sobre o assunto, dizendo-se, inclusive, favorável à divisão da Codern, pois – segundo o petista – Alagoas é responsável por 70% do favorecimento.


Paulão disse (naquele momento) que, no caso da criação, o PT também brigaria para indicar o comando da nova estatal.


Atualmente, há uma ação da Codern em execução em Alagoas: a obra de adequação de instalações gerais e suprimentos no Porto de Maceió. O projeto se iniciou em 2013 e deve ser concluído em 2027, conforme as projeções do próprio governo federal. No ano de 2024, a Codern deve ter um orçamento de R$ 50 milhões.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..