Foi assinada, neste sábado (13), a ordem de serviço para construção da ponte que vai ligar as cidades de Penedo, em Alagoas, e de Neópolis, em Sergipe, na BR-349, localizada na região do Baixo São Francisco. O evento contou com a presença do ministro dos Transportes Renan Filho, do governador de Alagoas Paulo Dantas, e do prefeito de Penedo Ronaldo Lopes.
O empreendimento terá 1,08 quilômetro de extensão, além de 12,25 quilômetros de acessos, e a estrutura terá 21,1 m de largura, comportando calçada e ciclovias. O vão central com 300 m vai viabilizar a navegação.
Em uma publicação, por meio das redes sociais, o Ministério dos Transportes informou que a construção da ponte faz parte de um conjunto de obras estruturantes que visam melhorar a malha viária nos dois estados. Segundo a pasta, a estimativa é de que mais de 80 mil pessoas sejam beneficiadas com a obra. Ao todo serão investidos R$203 milhões.
“Essa obra representa um impulso no desenvolvimento do Nordeste, favorecendo o escoamento local e impulsionando o turismo de toda a região”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
O ministério dos Transportes salienta que, com a ponte, o brasileiro pode sair da Bahia e chegar a Pernambuco pelo litoral. Além disso, o empreendimento vai reduzir o tempo de viagens e facilitar o acesso das populações locais aos serviços sociais.
A ligação entre as duas cidades é uma demanda antiga dos moradores da região, pois a travessia só é possível atualmente por meio de balsas. “Para ir para as praias do Litoral Sul e Litoral Norte são horas de espera numa balsa”, pontua Antônia Melo, uma moradora da cidade de Penedo, em Alagoas.
*Com Ministério dos Transportes