Secretaria Municipal de Esporte protagoniza diversas ações que beneficiam comunidades e atletas

08/01/2024 11:15 - Esporte
Por Assessoria
Image

Com cerca de 250 dias de criação, a Secretaria de Esporte de Maceió integra o time de novos órgãos do executivo municipal que chegaram para atender demandas reprimidas e aumentar a malha de serviços públicos na capital.

De forma inovadora e colaborativa, o Esporte em Maceió começa a ganhar novos ares, seja na construção de políticas públicas que fomentam e estimulam atletas de diversas faixas etárias, ou no desenvolvimento de projetos, na entrega de equipamentos em pontos estratégicos, tudo isso para garantir o acesso ao esporte e ao lazer em todo o município de Maceió.

Nesses oito meses, a secretaria foi responsável pela articulação e captação de projetos juntos às Federações Esportivas do Estado, a recepção de mais de oito mil atletas em competições regionais, nacionais e internacionais realizadas em solo alagoano, criação do maior circuito público de corrida de rua da capital alagoana, aquisição de materiais e uniformes esportivos, além da revitalização de equipamentos públicos.  

 

Corrida de Rua

Um dos principais projetos tirados do papel foi o Circuito Maceió é Massa de Corrida de Rua, realizado 100% pela Prefeitura de Maceió, que reuniu três mil atletas em três etapas com percurso de cinco quilômetros cada, nos bairros Ponta Verde, Benedito Bentes e Santa Amélia.

“A satisfação invade o peito ao ver que nossas ideias estão convergindo com o que nossa população anseia. É apenas o início de muito trabalho, mas também o reconhecimento das nossas ações”, destacou o secretário de Esporte de Maceió, Thales Novaes.

Com uma inscrição solidária, os corredores doaram mais de duas toneladas de alimentos ao longo da competição que contou com premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados nas categorias feminino e masculino. Além dos adultos, a criançada também abrilhantou o evento que reuniu famílias amantes da corrida.

“Eu consegui fazer a inscrição de toda turma lá de casa. Amei demais a ideia de incentivar toda população a praticar alguma atividade e para quem já tem o hábito de correr, sabe o quanto se torna viciante. A Prefeitura de Maceió está de parabéns”, afirmou Flávia Costa que correu nas três etapas ao lado do marido Manoel e da pequena Laura de 4 anos.

 

Academia do Povo

O destaque do ano ficou para a ampliação das academias públicas ao ar livre. O prefeito JHC anunciou a instalação de mais 15 unidades por toda a cidade e a Praia do Sobral e o Reginaldo, no Poço, foram as primeiras comunidades a receberem a Academia do Povo. Com a instalação de mais duas unidades, somada as academias do Feitosa e Jatiúca, Maceió hoje tem a capacidade para atender mais de 90 mil pessoas.

É o esporte sendo usado como ferramenta de prevenção de doenças. “Eu até ia para academia, mas era muito longe daqui. Agora com essa academia aqui pertinho de casa as coisas só melhoram, aumenta a vontade de se movimentar. Sem contar que os professores e os equipamentos aqui só maravilhosos”, contou Dona Iara Cândido, moradora do Reginaldo.

A Academia do Povo conta com uma estrutura similar às grandes academias particulares de rede com 600 kg de anilhas com estante antifurto, colchonetes, anilhas, racks para auxiliar nos exercícios, halteres, barras olímpicas e máquinas de musculação como mesa flexora e extensora, supino, peitoral e banco Smith.

 

Praia Acessível

O projeto que garante acessibilidade, esporte e lazer na orla marítima de Maceió recebeu novos investimentos com a reestruturação da secretaria. As cadeiras anfíbias, aquelas adaptadas para o banho de mar assistido, passaram por revitalização e receberam novas rodas, pintura e suportes de apoio. Foram investidos 17mil reais em recursos próprios para a melhoria do Praia Acessível.

O secretário Thales confessou que ter o projeto dentro das ações da secretaria é motivo de alegria. “É muito satisfatório ver a felicidade estampada na cara das famílias e turistas que vêm conhecer e se apaixonam pelo projeto. O Praia Acessível hoje tem um poder enorme de quebrar barreiras e garantir a cada pessoa um momento único em contato com todas as nossas belezas naturais”, comentou.

Segundo o secretário, em 2024, o projeto será ampliado para outros pontos da orla da cidade.

 

Atletas do Time Maceió é Massa

Os novos talentos e os atletas mais experientes encontraram na Prefeitura de Maceió o apoio para conquistar espaços nos pódios regionais, nacionais e internacionais. Através da Lei de Patrocínio 7.370/2023, atletas receberam apoio financeiro para levar o nome de Maceió à grandes competições como o Paulo Neto, 7 anos, que se tornou campeão Mundial de Karatê, na Escócia.

Para Paulo Soares, pai do atleta, o apoio da Prefeitura de Maceió foi fundamental para a ida do Paulinho à competição. “Desde que conquistamos o brasileiro e a vaga para o mundial estávamos tentando apoio. É uma luta muito difícil por conta dos custos totais serem muito elevados. Abrimos vaquinha, conseguimos doadores, mas a parte fundamental que eram as passagens aéreas que realmente nos condicionou foi a Prefeitura de Maceió”, ressaltou.

 

Dentro do Calendário Nacional

Não é segredo que Maceió se tornou o xodó dos turistas que buscam as belezas naturais, atrativos históricos, a famosa Cadeira Gigante e o combo de pontos instagramáveis que conversam com a paisagem da cidade.

A ampliação do calendário de eventos esportivos também entra na conta dos milhões injetados na economia local com a realização do IRONMAN 70.3, um dos maiores eventos de triathlon do mundo, reuniu cerca de cinco mil pessoas entre atletas e familiares para acompanhar a competição que traz uma média de R$ 5 milhões para a economia da cidade.

Além de receber eventos de relevância nacional como o DreamTour – Brasileiro de Surf, Wood Games e Corridas de Rua.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..