Atualizada às 11:13

Na madrugada deste sábado (6), o futebol brasileiro perdeu Mário Jorge Lobo Zagallo, o único tetracampeão mundial de futebol. Aos 92 anos, o ex-jogador e técnico, natural de Alagoas, deixou um legado para o esporte.

Leia mais: Lenda do futebol mundial e único tetracampeão do mundo, alagoano Zagallo morre aos 92 anos

A notícia do falecimento do Velho Lobo, como era conhecido, mobilizou políticos e instituições alagoanas, que se manifestaram através de postagem no X (antigo Twitter).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) homenageou Zagallo, lembrando a famosa frase do ex-técnico: "Vocês vão ter que me engolir". Bolsonaro ressaltou: "O único tetracampeão do mundo. Que Deus, em sua infinita bondade, o acolha em seus braços e conforte seus familiares, amigos e admiradores".

A deputada estadual Cibele Moura (MDB) também expressou seu pesar: "O dia começa mais triste com a notícia do falecimento do alagoano Zagallo. Símbolo de vitória, quatro copas no currículo e que nos fará muita falta. Vá em paz, Velho Lobo!"

O deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB) refletiu sobre a trajetória de Zagallo: "Um dos maiores nomes da história do futebol viu o apito final de sua vida ser dado hoje".

O prefeito de Maceió, JHC (PL), lamentou a perda do ícone do futebol: "O futebol se despede de um ícone e Maceió perde um de seus grandes orgulhos. Zagallo sempre será uma lenda do futebol que levou o nome de Alagoas ao mundo com sua dedicação e talento".

O Clube de Regatas Brasil (CRB), equipe onde o pai de Zagallo, Haroldo Zagallo, foi um dos primeiros grandes jogadores e conhecido como o "rei dos dribles", também prestou sua homenagem: "Aos 92 anos, Mário Jorge Lobo Zagallo nos deixou. Descanse em paz, velho lobo".

Já o senador Rodrigo Cunha (Podemos), escreveu: “com grande tristeza soube do falecimento de um dos maiores ídolos e lenda do futebol brasileiro, o mestre Zagalo. Com toda sua sabedoria, talento e irreverência ajudou a construir o nosso “país do futebol” e nos deu inúmeras alegrias. Deus conforte os familiares e amigos.”

O vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, também usou as redes sociais para lamentar a morte de Zagallo. “Perdemos hoje uma lenda do futebol mundial, o alagoano Zagallo, único tetracampeão mundial de futebol. Ex-jogador e ex-treinador da seleção brasileira o mestre Zagallo nos trouxe muitas alegrias e foi exemplo de luta e perseverança na busca por seus objetivos”.

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, escreveu que Alagoas, o Brasil e o mundo do futebol amanheceram profudamente tristes. “A morte de Zagallo, aos 92 anos,  encerra a fase mais brilhante do futebol brasileiro. Dentro dos estádios, esse alagoano brilhou como poucos e nos deu alegrias imensuráveis como jogador, técnico e coordenador técnico. Devemos louvar Zagallo com todas as honras pela conquista de 4 copas do mundo. Por onde passou ele deixou marcas de profissionalismo, dedicacão e espírito vitorioso”, lamentou. 

O presidente da República, Lula (PT), também prestou homenagem para Zagallo. De acordo com ele, o jogador foi um dos maiores  jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos, um grande vencedor e símbolo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil.  

“Maior vencedor individual da história da Copa do Mundo, sendo campeão duas vezes como jogador, campeão e vice campeão como treinador e campeão como coordenador da seleção em 1994. O único a participar de quatro conquistas mundiais, dirigiu o maior time de futebol da história, a seleção brasileira de 1970.”

Paulo Dantas, governador de Alagoas, escreveu: “Zagallo será para sempre um patrimônio de todos os alagoanos. 4x campeão do mundo, levou o nome de Alagoas aos quatro cantos do planeta e impôs respeitabilidade mundial ao futebol brasileiro. Sua história será honrada e homenageada”.

Perdemos um dos maiores ícones do esporte. Nosso alagoano Zagallo inspirou todo o Brasil com sua garra, liderança e disciplina, conquistando a copa do mundo 4 vezes, como jogador e técnico. Como bom maceioense, deixa um legado marcado pela garra e força de nosso povo”, disse o Ministro dos Transportes, Renan Filho.