Empreendedorismo, saúde física e mental, capacitação e geração do primeiro emprego foram temas de destaque das ações desenvolvidas pela Secretaria de Juventude e Lazer de Maceió. Com oito meses de existência, a pasta já atendeu mais de 3 mil jovens e suas famílias.

Para Caio Bebeto, secretário municipal de Juventude, prestar contas é fundamental para confirmar o compromisso e expor os resultados positivos. “Nós trabalhamos com muito esforço durante todo o ano para tirar o jovem da ociosidade e sempre tivemos o apoio do prefeito JHC que, sempre atento às demandas da população, colocou em prática uma secretaria que traz transformação”, enfatizou.

Durante este ano, houve o início e a formatura do Emprega Jovem, com a entrega de mais de 580 certificados chancelados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); o lançamento do Jovem Empreendedor 2.0, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e o Brilha Jovem, em parceria com o CJE, levando capacitação em marketing digital, educação financeira e gestão de negócios aos jovens.

Além disso, houve a criação do Espaço Juventude, dentro do Espaço Flexal da Prefeitura de Maceió, para jovens da região, com oportunidades de cursos, como Jornalismo Comunitário, já com a primeira turma formada. Também foram ofertados cursos de manicure e pedicure, com turma em andamento; além de cursos de cuidadores de idosos, eletricista instalador predial, encanador instalador predial e inglês, em parceria com Senac Poço.

Para incentivar o empreendedorismo e o primeiro emprego, a 1ª Feira da Juventude abriu espaço para mais de 40 expositores jovens com estandes de gastronomia, artesanato, moda, acessórios e serviços, no estacionamento do Marco dos Corais. O evento também contou com apresentações de jovens talentos e a presença de ligas acadêmicas da faculdade Unima Afya.

A Secretaria de Juventude também realizou o Mentes Livres, projeto que leva palestras e dinâmicas sobre o uso de telas e jogos; o momento aconteceu em escolas públicas e privadas de Maceió e foi ministrado por uma psicóloga. Ainda para incentivar a busca pela saúde física, a Corrida da Juventude teve sua estreia na orla de Maceió. Um percurso de 5 km para mais de 500 jovens.

Para a Secretaria de Juventude e Lazer, a expectativa para 2024 é de mais trabalho e ações para a construção de um futuro digno para cada jovem.