(O blog reproduz na íntegra, abaixo, a matéria publicada no Observatório da Mineração, publicação especializada.)
EXCLUSIVO: Cenário de colapso de todas as cavidades da Braskem em Maceió é considerado desde 2019
Maurício Angelo 21 de dezembro de 2023 braskemmaceió
Documentos técnicos do processo da Braskem analisados pelo Observatório da Mineração mostram que, pelo menos desde novembro de 2019, a possibilidade do colapso de todas as cavidades da petroquímica em Maceió é considerada pela Agência Nacional de Mineração.
A estabilização dos buracos deixados pela extração irresponsável de sal-gema foi assinalada, na época, como complexa e sem garantias.
“Diante da possibilidade de insucesso na estabilização das cavidades, aliado ao tempo demandado para a execução de tarefas complexas, como o enchimento de cavidades instáveis, e sem garantias de estabilização, mesmo para as cavidades que ainda permanecem na camada de halita, o GT julgou relevante o conhecimento de cenários associados com o colapso de todas as cavidades, em seus aspectos técnicos e econômicos, como forma de subsidiar possíveis futuras decisões”, diz a conclusão do parecer técnico 01 de 29 de novembro de 2019 do GT da Agência Nacional de Mineração criado para tratar do caso Braskem.
Diante do cenário, entre as recomendações feitas pelo GT consta a necessidade de a Braskem apresentar “estudo, com modelamento e simulação do cenário de ocorrência do colapso generalizado e progressivo de todas as cavidades instáveis, incluindo a interação destas com as demais cavidades e seus efeitos em toda a superfície delimitada como zona de risco, conforme definida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Defesa Civil”.
Procurada para comentar, a Braskem não retornou o pedido até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.