Na noite desta sexta-feira, 22, a passagem de meteoros no céu de Alagoas provocou curiosidade. Internautas registraram as imagens das luzes “estranhas” e viralizaram nas redes sociais.  

No entanto, a passagem dos meteoros Úrsidas, já era esperada e terá seu pico neste sábado, 23. Conforme o Royal Museums Greenwich, são esperados cerca de cinco a dez meteoros por hora.

Os meteoros são detritos que entram na atmosfera do nosso planeta a velocidades de até 70 quilômetros por segundo, vaporizando e causando os raios de luz que chamamos de meteoros.

O fenômeno foi registrado também em diversos pontos do Nordeste do Brasil.

Em seu perfil no Instagram, a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros descreveu o fato como “uma bela reentrada de lixo espacial”.

A Bramon acrescentou ainda que recebeu vários relatos e vídeos do fenômeno e “as análises preliminares apontam para a reentrada do estágio superior CZ-2C R/B (NORAD ID: 43173) de um foguete Longa Marcha 2C, lançado em 25 de janeiro de 2018, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China”.

Veja vídeo:https://www.youtube.com/shorts/eP8LF1mcGNY