A pequena Maria Cecília Rodrigues, de 4 anos, que desenvolveu a forma rara da Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) recebeu o medicamento Blinatumomabe do Governo de Alagoas. A entrega do fármaco, que é um dos mais caros do mundo, ocorreu na sexta-feira (15), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no bairro Jaraguá, em Maceió.  

O medicamento atua ativando o sistema imunológico do paciente, permitindo que ele reconheça e ataque as células cancerosas de forma mais eficaz. Destinado ao tratamento de Leucemia Linfoblástica Aguda de linhagem B recidivada ou refratária, o medicamento tem se mostrado uma esperança para casos como o de Maria Cecília, nos quais os tratamentos convencionais não surtiram o efeito desejado.  

O secretário de Estado Gustavo Pontes de Miranda destacou a importância da força-tarefa montada pela equipe técnica da Sesau para adquirir o medicamento Blinatumomabe. “A ação do Governo de Alagoas não apenas representa uma conquista para a Maria Cecília e sua família, mas, também, destaca a importância de políticas públicas voltadas para o acesso a tratamentos de alto custo. O comprometimento em assegurar a qualidade de vida e o direito à saúde de todos os cidadãos é evidente nesse ato, que coloca a vida em primeiro plano”, destacou o gestor da saúde estadual.

Segundo o secretário de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia, a aquisição do medicamento é reflexo dos esforços da gestão estadual de saúde para aprimorar o atendimento à população. “A nossa Superintendência Farmacêutica é responsável por fazer a triagem destes insumos, visando antecipar demandas como essa e poder atender, o mais rápido possível, os alagoanos com síndromes e doenças raras”, salientou.

Gratidão

Rosângela Rodrigues, mãe de Maria Cecília, comemorou a entrega do medicamento para a filha. “Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e depois ao governador Paulo Dantas e ao doutor Gustavo [Pontes de Miranda]. Só tenho gratidão pelo empenho em garantir que minha filha recebesse algo tão vital para a melhoria da saúde dela”, frisou.

A aquisição do medicamento Blinatumomabe é uma resposta positiva do Estado, que, sensibilizado pela situação da família, agiu prontamente para garantir o acesso ao Blinatumomabe. Devido ao seu alto custo, a medicação torna-se inacessível para muitos, tornando crucial a intervenção do Governo do Estado para assegurar a saúde e qualidade de vida de Maria Cecília Rodrigues.   

Sobre a doença A Leucemia Linfoblástica Aguda é particularmente desafiadora, sendo o câncer mais comum na infância. Seus sintomas incluem aumento dos gânglios linfáticos, hematomas, febre, dor óssea, sangramento da gengiva e infecções frequentes. Os tratamentos convencionais, como quimioterapia, nem sempre são eficazes, destacando a importância de alternativas como o Blinatumomabe. A LLA é uma condição grave que afeta os glóbulos brancos do sangue e a medula óssea. No caso de Maria Cecília, a busca por tratamentos eficazes tornou-se uma corrida contra o tempo para a família. Isso porque, o medicamento é reconhecido por sua eficácia em casos raros, nos quais os tratamentos convencionais se mostram ineficientes. LEGENDAS:

*Com Assessoria