O município de Maceió foi, até agora, entre as capitais do país avaliadas pelo Ministério da Saúde, a única a alcançar 100% das metas de avaliação no processo de planejamento e execução das atividades do Microplanejamento para Vacinação de Alta Qualidade. A equipe do MS ressaltou o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió ao tempo em que destacou o trabalho realizado de forma articulada. O método utilizado no monitoramento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Vale ressaltar que, nessa etapa, a estratégia potencializa ações capazes de avaliar a caderneta de vacinação do indivíduo, atualizar a sua situação vacinal e o registro do dado em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação da Criança e adolescente e campanhas vigentes; bem como a identificação das áreas de populações suscetíveis de não vacinados que são os territórios prioritários.
O MS recomenda a utilização da ferramenta pensando na sistematização, planejamento das ações de vacinação que deve ser feito de forma ascendente e o Ministério, por meio do microplanejamento, consegue identificar as principais dificuldades, considerando as especificidades de cada região do país.
A apoiadora regional Kathleen Moura, que representou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), afirmou que o microplanejamento (MP) parte do reconhecimento da realidade local, considerando as características sociodemográficas, econômicas, sociais e necessidades dos municípios e das suas menores divisões, como a área de abrangência fortalecendo a descentralização e a territorialização. “A estratégia necessita da integração entre vigilância em saúde e atenção básica, e para além desta fundamental integração, oferece ferramenta para intersetorialidade”, reforçou Kathleen.
A coordenadora de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, demonstrou satisfação com o resultado da SMS de Maceió pelo MS. “As ações de Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade foram cumpridas em nossa capital com o objetivo de trazer a ampliação das coberturas vacinais e, consequentemente, imunizar toda a população de Maceió contra diversas doenças”, destacou.
Representantes da secretaria de saúde de Maceió (Vigilância/PNI e APS), do e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) participaram da oficina de avaliação da capital promovida pela equipe do MS (DPNI/MS) sobre as ações realizadas para o Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq).
Participaram ainda do Monitoramento representantes da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), Coordenação Geral de Vigilância Epidemiológica (CGVE), Coordenação Geral de Atenção Primária (CGAP), área técnica do e-SUS e do Programa de Imunização Estadual.